São Paulo, quinta-feira, 05 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

UNIÃO

Roberto Gurgel é o mais votado na eleição para procurador-geral

DE BRASÍLIA - O atual procurador-geral da República, Roberto Gurgel, foi o mais votado na eleição feita ontem pela ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República).
Gurgel recebeu 454 votos e, com isso, ficou à frente dos subprocuradores Rodrigo Janot de Barros (347 votos) e Ela Wiecko (261 votos).
Eles comporão a lista tríplice que será encaminhada à presidente Dilma Rousseff, que deve indicar que assumirá o cargo. Ela não é obrigada a acolher os nomes sugeridos pela associação.
O ex-presidente Lula sempre nomeou o candidato mais votado. Na eleição de ontem, os procuradores optaram mais uma vez por reconduzir o atual procurador-geral, como acontece desde 2005.
Entre os procuradores, o clima é de expectativa para saber se Dilma seguirá a tradição e escolherá Gurgel, ou se, pela primeira vez, colocará uma mulher no comando da Procuradoria Geral da República.
A ANPR pretende entregar a lista com os nomes hoje à presidente. Após Dilma escolher, o indicado será sabatinado antes de assumir o cargo, o que deve acontecer em julho. O mandato é de dois anos.
O procurador-geral da República é o chefe do Ministério Público da União. Sua função é representar a instituição no STF (Supremo Tribunal Federal), foro para o julgamento de parlamentares e ministros.


Texto Anterior: STF só altera 3% das decisões anteriores ao julgar recursos
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.