São Paulo, segunda-feira, 05 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

Dinheiro traz felicidade

AFP/huffingtonpost.com
Na foto do HuffPost, o Brasil entre os "mais felizes"

No Huffington Post, "Os países mais felizes do mundo". Megapesquisa Gallup com 136 mil pessoas de 132 países, publicada pelo "Journal of Personality and Social Psychology", ouviu dos nórdicos as notas mais altas para "suas vidas" (7,7). Os EUA surgem em 12º lugar (7,2). O Brasil, em 14º, com 7.
Jornais e televisões americanos, do "Washington Post" à ABC, destacaram que o levantamento prova que "dinheiro pode comprar felicidade ou pelo menos uma forma de felicidade: a satisfação com a vida". O coordenador do estudo declara que, "sim, o dinheiro traz felicidade" -e que "a forte relação entre renda e felicidade é observada ao redor do mundo".



Ainda melhor Na terça, o "Financial Times" deu seu quarto caderno sobre o país em um ano, "The New Brazil", sobre pré-sal, Olimpíada etc. Na capa do jornal, "Lula, petróleo e esporte: a reinvenção de uma nação". Nos dias seguintes, textos como "PIB do Brasil pode ficar ainda melhor?" e "Apostando no Brasil". E, no sábado, "Pearson cerca Anglo no Brasil", com a notícia de que a empresa que publica o próprio "FT" quer comprar o grupo educacional.

Inveja No "New York Times", "Economias na América Latina correm à frente". Abrindo o texto, "enquanto EUA e Europa se lamentam pelo alto deficit, a região surpreende" e traz "inveja aos parceiros do norte".
Ressalta que "o Brasil, a potência regional em ascensão, comanda a recuperação". E ouve de David Rothkopf, da "Foreign Policy", que o país "encarna o crescimento das potências emergentes, um dos maiores temas do novo século".

PETROBRAS LÁ
stratfor.com
No site de estratégia Stratfor, Lula e o presidente da Petrobras
Nas manchetes de Folha.com e UOL, ontem, "Petrobras estudará prospecção em Cabo Verde, afirma Lula". O primeiro-ministro do país "demonstrou entusiasmo com a exploração em águas ultraprofundas". Na BBC, chamou Lula de "defensor da África".
No site Stratfor, "Angola e Brasil: uma linha de crédito e uma mão", sobre o financiamento de US$ 1 bilhão anunciado na visita do presidente angolano a Lula -com o fortalecimento da presença da Petrobras nos "depósitos de petróleo da plataforma angolana".

EUA VS. BRASIL
Na home do Council on Foreign Relations, de Nova York, Stewart Patrick escreve que, "16 anos após lançar a candidatura, a campanha do Brasil para o Conselho de Segurança segue contida pelos cinco membros permanentes". Culpa o "esforço quixotesco com a Turquia", no Irã, e que "o poder militar do Brasil cresceu, mas segue modesto".
Na home do Inter-American Dialogue, de Washington, e antes na revista "Política Externa", Peter Hakim diz que, "para sustentar sua influência, o Brasil terá que fazer escolhas difíceis".

EUA & ISRAEL
No "NYT", "EUA instam Israel a assinar Tratado de Não Proliferação Nuclear", causando "fricção".
Já o "WP" deu artigo de Martin Indyk, do instituto Brookings, dizendo que "Obama e o primeiro-ministro Netanyahu começam a desenvolver uma relação construtiva". E anotando que, com a suspensão informal dos assentamentos, o primeiro anunciou US$ 205 milhões para os "sistemas de defesa de Israel".

"FÓSFORO BRANCO"
bbc.co.uk
thelancet.com
O jornal inglês de medicina "The Lancet" publica estudo sobre o tratamento de vítima do armamento usado em Gaza em 2009. Em janeiro, Israel admitiu o uso "proibido pela ONU"

Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Foco: Vice de Serra tem fim de semana de imersão com tucanato de São Paulo
Próximo Texto: Lula se reúne com ditador africano para selar acordos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.