São Paulo, quinta-feira, 05 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

Colômbia muda?

No colombiano "El Tiempo", "Lula visitará Caracas e Bogotá para fomentar o diálogo". No venezuelano "El Universal", "Lula confia que crise será superada sob governo de Santos". Sites venezuelanos dão que o argentino Néstor Kirchner, da Unasul, tem reunião com Hugo Chávez hoje para "criar condições para o diálogo com Santos", que assume no sábado.
E as instituições Americas Society, de Nova York, e Inter-American Dialogue, de Washington, se voltam para Juan Manuel Santos. A primeira postou "quem é quem" no governo e ressaltou a chanceler experiente em Venezuela.
No "El Colombiano", o presidente do IAD enfatizou que Santos "fará o possível para evitar confrontos pessoais". Ao "Financial Times", Santos disse e ecoa há semanas: "Agora posso ter prioridades diferentes, e as minhas não são segurança. Têm mais a ver com emprego e a luta contra a pobreza".




MODERAÇÃO LÁ
A estatal Agência Brasil destacou o presidente emérito do Inter-American Dialogue, Peter Hakim, que afirmou em Brasília que "os Estados Unidos não podem implementar sua agenda na América do Sul sem a colaboração do Brasil".
Argumenta que "o peso do Brasil é maior do que o de qualquer outro país" na região "por causa das políticas práticas, das boas decisões e da moderação na política e na economia".
O IAD divulgou dias atrás que a socialista Michelle Bachelet, ex-presidente do Chile, se tornou a co-presidente de seu comitê diretor, ao lado da americana Carla Hills, ex-representante comercial dos EUA.

Stuart Franklin/bleacherreport.com
EUA VS. BRASIL "New York Times", "Washington Post", "Miami Herald" e outros noticiaram ontem a convocação da seleção dos Estados Unidos para o jogo contra o Brasil, terça que vem, em Nova York, "grande oportunidade"

OBAMA E O REI
Ecoando nos agregadores, o site Daily Beast, de Tina Brown, postou a análise "Obama supera Bush na Arábia Saudita". Em suma, "longe de questionar o rei pelo histórico medonho em direitos humanos e questões da mulher, Obama vem pressionando uma grande venda de armas e amontoa elogios ao monarca".
"Foreign Policy" e outras vêm alertando para a morte próxima dos dois ditadores pró-americanos, Abdullah e o egípcio Hosni Mubarak. E o site Politico destacou pesquisa do instituto Brookings em seis países árabes, mostrando que Obama só tem o apoio de 16%, contra 51% um ano atrás -e que a maioria "agora enxerga um Irã nuclear como melhor para o Oriente Médio".

time.com
SEM CHOQUE Sites de mídia ironizaram ontem que a "Time" "esperava protestos" por sua capa com uma afegã mutilada, "mas..." a reação não aconteceu. A discussão no site da revista focou a presença americana no Afeganistão, que a capa procurava defender

COMUNIDADE
O portal iG destacou ontem que "a comunidade judaica" se reuniu em São Paulo, para abrir nova ala do hospital Albert Einstein, e "o assunto era o apoio do governo brasileiro ao Irã". O presidente do hospital, em discurso, criticou "aqueles que negam o holocausto" -e lembrou, diante do governador Alberto Goldman, que a obra começou com José Serra. Já o banqueiro Joseph Safra "evitou críticas à relação de Lula".
O ex-chanceler mexicano Jorge Castañeda alertou Lula, em coluna no espanhol "El País" quando do acordo nuclear no Irã, que "o anti-semitismo de Ahmadinejadi é mal visto pela comunidade judaica de São Paulo" e não havia o que ganhar com a aproximação.

ANGOLA, MOÇAMBIQUE ETC.
A Angola Press noticiou que "Angola e Brasil estabelecem parceria estratégico-militar". O ministro da Defesa chegou ontem.
A chinesa Xinhua despachou que "Seis milhões de jovens estudantes de Moçambique vão se beneficiar da distribuição gratuita de alimento" em acordo fechado com o Brasil. E o "Cameroon Tribune" destacou "visita histórica" do presidente camaronês ao Brasil, falando do salto no comércio desde a primeira visita de Lula.



Leia mais em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: TST adota sistema eletrônico que agiliza tramitação das ações
Próximo Texto: Alencar diz que não cederá a "chantagem"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.