São Paulo, quinta-feira, 06 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Lily Marinho, viúva do fundador da Globo, morre aos 89 no Rio

Socialite morreu de falência múltipla dos órgãos; corpo será enterrado hoje às 10h30

DO RIO

Em 2005, Lily Monique de Carvalho Marinho disse a um médico amigo acreditar que tinha "quatro ou cinco anos de vida com boa saúde".
A socialite nascida na Alemanha, mas de criação francesa, morreu ontem às 20h05, de falência múltipla dos órgãos. Tinha 89 anos.
Desde 13 de dezembro, estava internada com infecção respiratória na UTI da Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio. Nos últimos dias, estava sedada. O corpo de Lily Marinho será enterrado hoje às 10h30 no cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio.
"Estou em paz comigo mesma. Já vendi tudo o que tinha de valor", afirmou à Folha em maio passado.
"Acho que dei certo na vida. Nunca pedi nada aos meus maridos, mas eles sempre me deram tudo", disse.
Lily Monique Lemb foi casada com dois dos homens mais ricos do país -Horacio de Carvalho e Roberto Marinho. Em 1937, aos 17, Lily ficou noiva do dono do jornal "Diário Carioca" e fazendeiro brasileiro Horacio Gomes Leite de Carvalho Filho.
Em 1942, conheceu Roberto Marinho, que manteve sua paixão por Lily com discrição até a morte de Carvalho em 1983. Marinho divorciou-se após reencontrá-la em 1986. Em 1991, casaram-se. Ela com 71 anos, ele, com 87. Viveram juntos por 12 anos.
Lily e Horacio tiveram um filho, Horacio de Carvalho Junior, que morreu em um acidente de carro aos 26 anos. Sete meses depois, aconselhada por sua amiga Sarah Kubitschek, Lily adotou um bebê, João Baptista.
Embaixadora da Boa Vontade da Unesco, presidiu comissões das exposições de Rodin, Picasso, Camille Claudel e Monet no Brasil.
Em 2008, Lily Marinho colocou joias, obras de arte e outros bens em leilão, para evitar disputas entre seus herdeiros: o filho adotivo João Baptista, quatro netos e quatro ex-noras. Antes de se unir a Marinho, Lily possuía fortuna de US$ 150 milhões.
No ano passado, ofereceu um almoço à então presidenciável Dilma Rousseff. Em nota, a presidente disse que Lily foi uma grande dama" e lamentou sua morte.


Texto Anterior: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.