São Paulo, sexta-feira, 06 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Desembargador afirma que depoimento não contraria lei

DO RIO

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Luiz Zveiter, afirmou que não contraria a Lei Orgânica da Magistratura, ao gravar depoimento a favor do irmão, Sérgio (PDT), que é candidato a deputado federal.
"Se eu fizesse campanha político-partidária de algum candidato do PSDB, do PMDB, do PT ou do PDT, estaria incidindo na vedação legal. Não estou fazendo campanha. O que eu fiz foi prestar um depoimento para o meu irmão sobre o caráter dele", disse Zveiter.
Questionado se não deveria ter mais zelo por ser presidente do Tribunal, disse: "Sendo meu irmão, não tenho que ter recato em dar depoimento do comportamento dele. Primeiro de tudo ele é meu irmão".
Zveiter afirmou que desejava que seu apoio ajudasse o irmão, mas disse não conseguir convencer aqueles que não o apoiam.
"Tomara que ele tenha [vantagem eleitoral com o depoimento]! Se as pessoas acreditarem na credibilidade da minha fala e no comportamento dele. Mas, se eu disser que ele é bonito e acharem que ele é feio, não vão dar credibilidade ao que eu estou falando."
O presidente do TJ argumentou que em sua fala não há pedido de voto. "Dei um depoimento sobre o caráter dele, da atividade que ele sempre exerceu, como advogado. Não vejo nenhuma vedação para que eu faça isso."

O CANDIDATO
A assessoria de Sérgio Zveiter usou o mesmo argumento do presidente do TJ, indicando que o depoimento foi dado "como irmão".
"[Luiz Zveiter] Não pediu voto, apenas elogiou o irmão, assim como o pai o fez. Trata-se de uma família muito unida."
Sobre a visita ao morro do Bumba, ambos afirmaram que a presença de Sérgio Zveiter foi como político e morador de Niterói interessado na resolução do problema dos deslizamentos.
A aparição ao lado do irmão na foto do site do TJ foi, segundo a assessoria de Sérgio, "involuntária".


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: 200 mil se registram para votar no exterior
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.