São Paulo, quarta-feira, 07 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

Medida enfrenta dificuldades logísticas e falta de recursos

EDUARDO SCOLESE
EDITOR-ASSISTENTE DE PODER

Quando no primeiro dia oficial de campanha José Serra promete mais do que dobrar o número de famílias do Bolsa Família, o tucano deixa em aberto uma série de medidas logísticas e orçamentárias necessárias para mexer dessa forma na principal marca social de Lula.
A primeira questão é orçamentária. O Bolsa Família beneficia hoje 12,6 milhões de famílias, a um custo atual de R$ 13,1 bilhões/ano. Para incluir outras 15 milhões, como prometeu, esse volume saltaria para R$ 30 bilhões.
Para disponibilizar um volume como esse, num Orçamento hoje apertado e comprometido, aposta num aquecimento permanente e volumoso da economia e, indiretamente, no corte de investimentos em outras áreas.
Mas as dificuldades não estão apenas no bolso e nessa aposta. O cadastro dessas famílias pobres depende essencialmente das prefeituras, essas sem funcionários e infraestrutura suficientes para localizá-las, entrevistá-las e lançá-las no banco de dados do governo federal. Só recebe o cartão do Bolsa Família quem está no cadastro.
Um exemplo desse complicador logístico aparece na maior cidade do Brasil. Com base em dados do IBGE, estima-se que na capital vivam hoje cerca de 320 mil famílias com perfil do Bolsa Família, mas apenas 134 mil recebem hoje o benefício. As demais não aparecem em nenhum cadastro oficial e estariam, em tese, incluídas na promessa de ontem do tucano.
Vale lembrar que, enquanto prefeito de SP, Serra não acabou com esse deficit.
Supondo-se que a promessa seja cumprida, outro ponto que precisa ser explicado pelo tucano e que hoje engatinha no governo Lula: como capacitar profissionalmente essas famílias e, depois, oferecer a elas milhões de empregos no interior do país.


Texto Anterior: Presidente 40/Eleições 2010: Serra diz que vai duplicar Bolsa Família
Próximo Texto: Foco: Ansiosos, candidatos invadem Twitter e incomodam eleitores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.