São Paulo, domingo, 07 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

OUTRO LADO

Ministro diz que nomeou "pessoas qualificadas"

Diretores da Conab têm direito a indicar dois nomes cada um, afirma Rossi; parentes dizem trabalhar regularmente

DE BRASÍLIA

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi (PMDB), defendeu as nomeações de parentes de políticos para cargos de confiança na Conab, mas nega que isso configure aparelhamento da estatal.
"Partidos da base aliada -PT, PMDB e PTB- e outras legendas indicam pessoas qualificadas para o cargo, e o governo promove as nomeações", disse Rossi por meio de sua assessoria.
Segundo ele, os diretores da Conab "têm direito a preencher dois cargos de livre nomeação" e "tais indicações são políticas".
Adriano Quércia, sobrinho do ex-governador Orestes Quércia, disse que Rossi o convidou para trabalhar lá quando presidia a estatal: "Ele precisava de uma pessoa de confiança para ocupar um cargo de confiança".
Adriano reconheceu que, quando entrou na Conab, não conhecia o setor agrícola. "Era algo novo para mim." E negou ser servidor-fantasma. "Obviamente que não. Atualmente eu toco projetos da empresa em São Paulo."
Matheus Benevides Gadelha, neto do deputado Mauro Benevides, disse que foi para a Conab a convite de Alexandre Aguiar, que sucedeu Rossi no comando da estatal, e não por causa do seu parentesco. Ele também negou ser servidor-fantasma. "Cumpro o expediente todos os dias."
Monica Azambuja disse que não foi contratada por indicação do ex-marido. "Vocês não podem me esquecer um pouquinho, não? Eu vou ser eternamente ex-mulher de quem sou. Ele pode ser rei ou lixeiro, eu vou ser sempre a ex-mulher dele, eu não tenho para onde correr", disse.
Antes de ir para a Conab, Monica foi assessora da Infraero. Em 2009, a Folha revelou que o trabalho dela era descrito na ficha funcional como "aquém do aceitável" -segundo os avaliadores, devido a seu "despreparo profissional e desinteresse".
O filho do senador Renan Calheiros não foi localizado nem na Conab nem no celular. (AM, NN e JEC)


Texto Anterior: Agricultura vira cabide de emprego da cúpula do PMDB
Próximo Texto: "Parente pode ser bom de serviço", afirma dirigente
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.