São Paulo, quinta-feira, 07 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

A nova face

Sob o título "Banco Mundial saúda a recuperação latino-americana", o "Financial Times" destaca que é "o mais recente a se juntar ao coro", com o relatório "A Nova Face da América Latina". Ano que vem, diz o banco, "liderada pelo Brasil", a região terá retomado o terreno perdido na crise. Já o Terra deu a manchete "É cedo para América Latina cantar vitória", ouvindo economista do Banco Mundial. Mas ele anota que o Brasil reagiu "com velocidade impressionante".
Na mesma linha, via Bloomberg, o Barclays soltou relatório avaliando que o país está para se "graduar" do grupo emergente ao "grupo desenvolvido". Já a consultoria Spiro alertou no "FT" que "o Brasil está suficientemente estabelecido no palco global para ser julgado pela capacidade de apresentar crescimento" e aconselha "mais cautela" aos investidores.

//CONTRA A CORRENTE

Manchete no G1, "No segundo dia do novo IOF, dólar sobe", contra a tendência internacional. Do Valor Online, "Compras prevalecem e dólar sobe a R$ 1,68". O primeiro creditou à "ampliação no limite de compras de dólar pelo Tesouro" decidida ontem. O segundo ouviu, de um executivo financeiro, que "a tarefa do governo é ingrata", pois luta contra com o baixo crescimento nos desenvolvidos -e o Brasil é o emergente com grau de investimento que paga o maior juro.
A Reuters Brasil destacou que Dilma Rousseff, de volta à campanha, apoiou as ações do governo. Mas afirmou que a "crise profunda nos países desenvolvidos" só pode ser ultrapassada pelo Brasil com reforma tributária e "melhoria do endividamento público".

//MAIS GUERRA CAMBIAL

Manchete no site do "Wall Street Journal", "EUA e China ampliam sua briga sobre yuan", a moeda chinesa. O "New York Times" foi mais contido, dizendo que o secretário "Geithner conclama à cooperação global sobre câmbio".
No estatal "China Daily", por outro lado, o primeiro-ministro "Wen cobra tratamento justo sobre yuan". Na manchete on-line do "FT", "Wen avisa contra pressão sobre yuan". Logo abaixo, a ameaça de que a valorização forçada traria "desastre para o mundo". Pequim respondia às críticas da União Europeia, que se juntou aos EUA.

Ainda não O "FT" publica hoje o editorial "Nem tudo está calmo no front cambial". Diz que a guerra denunciada pelo ministro Guido Mantega "ainda não começou", apesar das intervenções de Japão e outros. Mas "a perspectiva de nova rodada do Reino Unido e dos EUA elevou as tensões", podendo chegar a "conflito real". E culpa "em grande parte" a China.

Rumores Em coluna, o "WSJ" diz que, ainda "retórica", uma "guerra cambial de verdade" só viria em 2011.
E o site da "Economist" duvida dos "rumores de guerra", mas, para o caso de "virar coisa mais séria", já avalia que "o caminho para o qual estamos seguindo" é mesmo o de restringir capitais -como na "tentativa modesta do Brasil".

Daniel Wainstein/valor.com.br
"A TODO VAPOR" Abrindo foto na capa, sob o título "Espigões na Amazônia", o "Valor" deu ontem que os pilares da barragem de Jirau já alcançam 50 metros, com as obras "em ritmo frenético, com 33 mil operários"

//PETROBRAS EM CAMPANHA

Em destaque no Google News, a France Presse deu que Lula lança hoje uma "nova geração de plataformas de petróleo".
Já em portais como iG e blogs como Radar, o senador eleito Aécio Neves declarou que a "campanha de Serra deve defender privatizações de FHC".
Por outro lado, Valor Online e outros destacaram "a aceleração da queda das ações da Petrobras, que despencaram 4%".

//ABORTO EM CAMPANHA

O francês "Le Monde" publicou que, "No Brasil, os cristãos conservadores fazem campanha contra Dilma Rousseff", que se vê "questionada por ser favorável à legalização".
E o "WSJ" publicou que a "campanha de internet sobre aborto" e sua repercussão "marcam a primeira vez em que a crescente comunidade evangélica vira o foco de uma eleição nacional". Para um professor da PUC-SP, "eles agora têm os números para influenciar os grandes debates".



Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Especial: Caderno de eleições volta a ser publicado no fim da campanha
Próximo Texto: Só abstenção no NE não explica 2º turno
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.