São Paulo, sexta-feira, 08 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Alta do real "tira o sono do governo", afirma Mantega

ANA CAROLINA DANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE PARIS


O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse ontem que a valorização do real "tira o sono" do governo, mas garantiu que a inflação está controlada e que o problema é o subaquecimento de economias avançadas.
Em palestra a empresários durante um seminário em Paris, o ministro traçou um cenário otimista.
Disse que o Brasil tem fundamentos econômicos sólidos, mercado interno forte e nível de crédito que cresce de maneira sustentável. Ele insistiu que não há bolhas na economia.
Mantega admitiu que o controle da inflação é uma preocupação permanente do governo, mas afirmou que a situação está sob controle: "Vamos cumprir a meta estabelecida para esse ano e para os próximos".
No seminário promovido pela revista "The Economist", ele disse que o Brasil "não pode mais ter o raciocínio de uma economia fraca, com uma moeda fraca".
Ele insistiu que é necessário evitar o excesso de valorização do real, "que tira a competitividade de produtos brasileiros", e reafirmou que o governo tomará medidas para conter a alta, mas não quis antecipá-las.
O ministro voltou a criticar a "guerra cambial ", citando a política monetária expansionista norte-americana e a China, que "mantém desvalorizada artificialmente" sua moeda.


Texto Anterior: Governo tentará reduzir especulação com câmbio
Próximo Texto: Dívida externa: Brasil lança títulos nos EUA com juros de 4,18%
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.