São Paulo, sexta-feira, 08 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Arcebispo defende discussão sobre prática

DE SÃO PAULO

O arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, defendeu ontem a discussão sobre o aborto como elemento importante da campanha eleitoral e cobrou dos candidatos "clareza e coerência" sobre o tema.
Durante a entrevista coletiva de encerramento da 1ª Semana Nacional da Vida (1º a 7 de outubro), promovida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), d. Odilo afirmou que "essa é uma das questões que o eleitor deve analisar ao votar".
Para d. Odilo, porém, esse deve ser um dos temas a ser levado em consideração pelo eleitor, e não o único.
Dom Odilo afirmou ainda que a entrada do aborto no debate eleitoral indica que a sociedade quer discutir o assunto. "Ou a vida humana não merece atenção? (...) A preocupação com a vida é parte do jogo democrático."
Questionado sobre eventual orientação a votar em Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB), o arcebispo de São Paulo disse que a CNBB não indica candidatos nem partidos, apenas "critérios para a escolha".
A CNBB é contra o aborto em qualquer circunstância. A legislação brasileira autoriza a prática em casos de estupro ou quando é necessário para salvar a gestante.
Apesar da orientação geral da CNBB, lideranças religiosas, como o bispo de Guarulhos, dom Luiz Gonzaga Bergonzini, pediram aos fiéis que não votassem em Dilma porque ela já defendeu a descriminalização do aborto.
Outras igrejas, sobretudo as evangélicas, também disseminaram campanhas anti-Dilma por essa mesma razão.
Segundo dom Odilo, os bispos católicos são livres e não há previsão de punição àqueles que pedirem votos a algum candidato.
De olho no "voto religioso" no segundo turno, Dilma tem afirmado que é pessoalmente contrária à descriminalização do aborto, e o PT estuda retirar o tema do seu programa partidário.
(UIRÁ MACHADO e PEDRO FONSECA)


Texto Anterior: Serra afirma que Dilma muda opinião segundo "vento do eleitorado"
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.