São Paulo, sexta-feira, 08 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mapa mostra 25 ações de censura eleitoral

Ferramenta on-line traz atos restritivos à atuação de meios de comunicação no período

DE SÃO PAULO

O blog "Jornalismo das Américas", do Centro Knight (Universidade do Texas), lançou um mapa interativo que reúne atos de censura a meios de comunicação ocorridos no período eleitoral.
Até agora, o "Mapa da Censura Eleitoral no Brasil" registra 25 casos. O levantamento, atualizado quando surgem novas ocorrências, pode ser acessado pelo endereço is.gd/fQ6T2.
A ferramenta localiza decisões judiciais, leis e atos governamentais que restringem a atuação de jornais, TVs, rádios, sites e blogs.
Ao clicar em um ponto no mapa, é aberto um quadro com informações sobre a proibição e links que levam a notícias sobre o fato.
Ações do tipo foram identificadas em nove Estados. A Paraíba foi a recordista, com oito atos restritivos.
A compilação mostra a proibição a rádios e TVs de fazer "trucagem ou montagem" que "degradasse ou ridicularizasse" candidatos -suspensa pelo STF.
Também relaciona a proibição de divulgação de notícias sobre investigação envolvendo o candidato à reeleição no TO, Carlos Gaguim (PMDB) -depois derrubada.
Entre ações de instituições governamentais, estão o confisco, por policiais, de 850 cópias do semanal "Impacto Campo Grande", que criticou o candidato à reeleição André Puccinelli (PMDB), e o fechamento, pela PF, de rádio pirata crítica à governadora e candidata Ana Júlia (PT), no Pará.
Em 2008, o blog divulgou mapa similar que listava 31 atos de censura.


Texto Anterior: PF de Roraima não dá mais informações sobre o caso Jucá
Próximo Texto: Jornalismo: Audiência pública discutirá novas diretrizes para curso
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.