São Paulo, segunda-feira, 09 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fenômeno reduz taxa de desemprego

DE SÃO PAULO

A saída dos jovens do mercado de trabalho para a escola contribui para reduzir a taxa de desemprego do Brasil.
Apesar de o percentual de desocupados com idade entre 15 e 17 anos ter caído de 37% em março de 2002 para 25% em março deste ano, a taxa continua sendo a mais alta de toda a população. A taxa de desemprego média do país hoje é 6,5%.
Quando os jovens deixam de buscar emprego, eles saem da estatística de desocupação e reduzem a pressão sobre a taxa nacional.
O economista Naercio Menezes, do Insper, afirma que a troca do trabalho pelo estudo é boa para eles, que vão ganhar salários maiores.
Ele destaca que os indicadores de ensino mostram desempenho melhor dos alunos que se dedicam apenas aos estudos do que daqueles que também trabalham.
Loreny Alves, 17, sabe disso. Seu pai, Mauro, que parou de estudar aos dez anos para trabalhar como pedreiro, é dono de uma marcenaria e banca sua qualificação.
A jovem estuda espanhol, faz curso técnico de design e está concluindo o Ensino Médio numa escola particular. No tempo livre, estuda para o vestibular de arquitetura.
"Não tenho tempo para trabalhar. Quero fazer faculdade, estagiar e ter meu próprio escritório", diz.
(MS)


Texto Anterior: Jovem prioriza formação e adia entrada no mercado
Próximo Texto: Eleição: Bispos se reúnem em Aparecida para escolher novo presidente da CNBB
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.