São Paulo, segunda-feira, 09 de agosto de 2010

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Esquentando banco

O Planalto não está convencido de que a guerra interna no Banco do Brasil chegou ao fim. O dossiê produzido para fragilizar o ministro Guido Mantega (Fazenda) não foi o único a circular no primeiro escalão do BB com o objetivo de interferir na sucessão da Previ, o bilionário fundo de pensão dos funcionários.
O Planalto soube da existência de papéis com acusações contra pessoas próximas de Lula. Por isso crescem os defensores de uma intervenção que pacifique ou reacomode as alas do "petismo bancário". E diminui o cacife de Aldemir Bendine para permanecer à frente do BB em caso de vitória de Dilma Rousseff.



Registradora Escolhido para assumir a Previ justamente pela imagem de "independente", o ex-vice-presidente do BB Ricardo Flores é nome cotado para a presidência do banco num governo Dilma. A passagem pelo fundo de pensão até o final do ano serviria como quarentena e, ao mesmo tempo, "teste de fidelidade".

Menos Mesmo antes da enésima confusão com o Enem, auxiliares próximos de Lula recomendavam não tomar o elogio público do presidente a Fernando Haddad como evidência de que este permanecerá à frente do MEC se Dilma for eleita.

Para entender Segundo um PhD em José Dirceu, o palpite de que Paulo Bernardo lidera a bolsa de apostas para a Casa Civil, manifestado pelo ex-ministro em conversas recentes, é menos informação do que reflexo de sua preocupação maior: evitar que Antonio Palocci venha a ocupar esse posto.

Microfone Recuperado do cateterismo a que se submeteu na semana passada, Dirceu confirmou presença em debate sobre a eleição promovido hoje às 18h em São Paulo pelo sindicato dos trabalhadores da área de tecnologia da informação. Embora filiado ao PMDB-SP, majoritariamente pró-Serra, o presidente da Confederação, Antônio Neto, anunciará apoio a Dilma.

Undécima hora Tucanos de Minas se queixam de que a coordenação da campanha de José Serra (PSDB) no Estado avisou-os somente na noite de sexta-feira da visita do candidato no sábado.

Quem diria 1 Um mês atrás, muitos em Minas previam que Aécio Neves (PSDB) não faria força para eleger Itamar Franco (PPS), seu companheiro de chapa ao Senado. Porém é Fernando Pimentel (PT), atrás de Itamar nas pesquisas, quem está padecendo da falta de empenho de Hélio Costa (PMDB), candidato ao governo do campo lulista.

Quem diria 2 Para desespero do "aliado" Eunício Oliveira (PMDB), petistas estimulam no Ceará o voto "Pimentasso", que visa eleger o correligionário José Pimentel (PT) e renovar o mandato de Tasso Jereissati (PSDB).

Maduro A quem lhe pergunta por que deixou a barba crescer o jovem ministro José Dias Toffoli responde, brincando, que se trata de homenagem ao colega Eros Grau, recém-aposentado do STF.

Herança Com a saída de Eros, o novo revisor do processo do mensalão será Ricardo Lewandowski.

Deixa estar O deputado petista Paulo Teixeira disse ao secretário paulistano da Educação, Alexandre Schneider, que o partido desistirá de acionar o Ministério Público contra a visita de Serra a Heliópolis. Não se materializou a acusação de que alunos da escola local teriam participado do evento.

com LETÍCIA SANDER e ANDREZA MATAIS

tiroteio

Terceirizada pelos tucanos, a candidatura de Fernando Gabeira ao governo do Rio tem pelo menos uma virtude: é biodegradável.
DE FERNANDO FERRO (PE), líder da bancada do PT na Câmara, a propósito das reclamações do candidato verde sobre a falta de recursos para sua campanha.

contraponto

Densidade eleitoral

Em campanha para se eleger deputado federal por São Paulo, para onde transferiu o domicílio eleitoral, o pernambucano Roberto Freire, presidente do PPS, visitou o município de Marília. Durante caminhada, um comerciante o convidou a visitar sua loja:
-Pode ser, vamos marcar- despistou o candidato.
No que um assessor perguntou:
-Quantos funcionários o senhor tem?
Ao ouvir que eram 350, o assessor não titubeou:
-Já está marcado. Ele vai sim.


Próximo Texto: Falta verba definida para ampliar programas sociais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.