São Paulo, quinta-feira, 09 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gabeira acusa Cabral de apoiar milícias; PMDB nega

DO RIO

O candidato a governador do Rio de Janeiro pelo PV, Fernando Gabeira, acusou ontem em seu programa eleitoral o governador Sérgio Cabral (PMDB), que disputa a reeleição, de ter aliança com milícias -grupos criminosos que promovem extorsão em favelas em troca de "proteção" a comerciantes.
"Ele [Cabral] diz que quem entra nas comunidades armadas faz acordo com o tráfico. O acordo é o seguinte: metralhadora para baixo, nós entramos. Metralhadora voltada contra nós, nós saímos", disse Gabeira.
"O governador Cabral e o seu PMDB, esses sim, têm inúmeras evidências na história recente de uma aliança política com as milícias", acrescentou o deputado.
Em seguida, o programa do PV exibiu um vídeo em que Cabral aparece em palanque ao lado do ex-deputado estadual Natalino José Gomes Guimarães, condenado a 15 anos de prisão por formação de quadrilha armada e porte de arma de uso restrito.
Outra cena exibida pelo programa eleitoral de Gabeira mostra o governador com Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, irmão de Natalino e ex-vereador pelo Rio, também condenado.

OUTRO LADO
O governador Sérgio Cabral nega ter feito aliança com as milícias e argumenta que a Polícia Civil, comandada por ele, prendeu os dois políticos mostrados no programa partidário do PV.
"Foi durante a gestão de Sérgio Cabral que houve a prisão de políticos e milicianos como Jerominho e Natalino. Até 2006, haviam sido presas cinco pessoas envolvidas com a milícia. No atual governo, foram presos 436 milicianos (entre policiais, ex-policiais e políticos). Desses, 16 estão em presídios federais, de Segurança Máxima, como é o caso de Jerominho e do Natalino", respondeu a assessoria de Cabral.
(HUDSON CORRÊA)


Texto Anterior: Outro lado: Deputado nega ter relação com narcotraficantes
Próximo Texto: Bahia: PMDB abre processo contra prefeitos "infiéis" que apoiam governador petista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.