São Paulo, quinta-feira, 09 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO GRANDE DO SUL

PT gaúcho quer acesso aos dados de investigação

Governo de tucana é suspeito de esquema de espionagem ilegal

Informações sigilosas sobre adversários de Yeda Crusius foram acessadas por sargento da Casa Militar gaúcha

GRACILIANO ROCHA
DE PORTO ALEGRE

O presidente do PT-RS, deputado Raul Pont, disse ontem que o partido pedirá acesso aos dados da investigação do Ministério Público do Rio Grande do Sul sobre um suposto esquema de espionagem ilegal contra adversários da governadora Yeda Crusius (PSDB).
Ontem a Folha revelou que há indícios de que assessores diretos da tucana pediram ou receberam dados acessados pelo sargento César Rodrigues de Carvalho em um sistema de uso privativo para investigações. O militar está preso.
A Promotoria não revelou nomes dos suspeitos de integrar o aparato ilegal de espionagem. A Folha apurou que entre eles estão o ex-chefe de gabinete de Yeda Ricardo Lied, o tenente-coronel Frederico Bretschneider Filho e a assessora Sandra Terra.
Entre os políticos que tiveram dados sigilosos acessados está o candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, Tarso Genro.
"Vamos constituir advogado para acompanhar o caso e também pediremos providências da Assembleia Legislativa para tentar acabar com essa divisão que funciona dentro da Casa Militar", declarou Raul Pont.
O secretário estadual da Transparência, Francisco Luçardo, afirmou que o governo gaúcho coopera com a investigação porque quer "tudo em pratos limpos".
Luçardo negou que tenha conhecimento de que algum assessor de Yeda, além do tenente Bretschneider, tenha requisitado dados ao sargento Carvalho.
O secretário também ironizou a cobrança do PT do Rio Grande do Sul.
"Eles [petistas] só não acham escandaloso o que está acontecendo na Receita Federal", disse Luçardo, numa referência à quebra de sigilo fiscal da filha do presidenciável José Serra (PSDB).
Bretschneider nega que tenha requisitado dados sobre políticos. Lied e Terra não foram localizados ontem pela reportagem.


Texto Anterior: José Simão: Ueba! Dilma é mãe do Galvão!
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.