São Paulo, quinta-feira, 09 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cid Gomes diz que não aprovará projeto para monitorar a mídia

Para governador do CE, discussão do tema deve partir da União

PAOLA VASCONCELOS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
EM FORTALEZA


O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), disse ontem que não vai acatar a sugestão de criar o Conselho de Comunicação Social no Estado, que havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa em 19 de outubro.
"Projeto de indicação é uma sugestão para o Executivo e eu não vou [acatar]. Reconheço o valor, fizemos aqui o que tinha de ser feito, que foi o congresso estadual, estimulei a fazer os municipais, mandamos delegações para Brasília", afirmou Cid em entrevista a uma rádio.
Segundo ele, a iniciativa de criar um conselho para monitorar a mídia deve partir do governo federal, discutindo a questão com o país.
"A União tem competência para legislar sobre matérias relativas à comunicação", disse. "Os Estados podem implantar suas políticas à semelhança do que foi implantado em nível nacional."
O projeto na Assembleia é de autoria da deputada Rachel Marques (PT).
A proposta prevê que o conselho acompanhe a produção pública e estatal de comunicação, faça monitoramento dos veículos de comunicação e elabore uma política estadual de comunicação.
O Ceará foi o primeiro Estado a tomar a iniciativa de criar esse tipo de conselho.
Alagoas, Piauí e Bahia se preparam para implantar os órgãos e tramita em São Paulo projeto semelhante ao cearense. A criação dos conselhos foi uma recomendação da Conferência Nacional de Comunicação.
Entidades como ANJ (Associação Nacional de Jornais), Acert (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Ceará), Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e de TV ) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) consideram que o projeto de criação do conselho fere a liberdade de imprensa.


Texto Anterior: Wikileaks/Os papéis brasileiros: Lula "cacarejou" sobre clima, dizem EUA
Próximo Texto: Projeto de SC obriga jornal e TV a divulgar fotos de desaparecidos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.