São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TODA MÍDIA

NELSON DE SÁ todamidia.folha@uol.com.br

Despenca

Na manchete da Reuters Brasil, "Preços do etanol despencam com avanço da safra". Foi o que levantou a Esalq/USP. Na entressafra, "atingiram níveis sem precedentes, pressionando para cima a inflação."
E a agência despachou a queda na expectativa de inflação, em pesquisa do Banco Central, destacada também por MarketWatch e Bloomberg, "Analistas cortam previsão pela primeira vez em nove meses".

 

O "Financial Times" postou que, segundo a Capital Economics, "riscos de inflação nos emergentes estão exagerados" e devem se "mostrar de pouca duração". À Bloomberg, a consultoria disse haver "sinais de que a inflação dos alimentos atingiu o pico" no Brasil e já prevê "mais revisões" para baixo, na expectativa.
Já o Gávea, "hedge fund controlado pelo JP Morgan Chase", cobrou que o BC eleve juros "muito mais agressivamente" contra a inflação, na Bloomberg. Amaury Bier, que chefiou a Fazenda no governo FHC, argumenta que "a credibilidade do BC está sendo questionada e a da Fazenda vem baixa há anos".

//CHINA VS. EUA
english.cntv.cn
No canal de notícias da rede estatal CCTV, atenção ao "diálogo sino-americano"
Nas agências, China e EUA abriram ontem dois dias de reuniões para "apaziguar diferenças". O encontro foi precedido de análises do Council on Foreign Relations e da Brookings, sobre como "lidar com o desafio chinês", evitando "otimismo fora de lugar". E a "Foreign Policy" postou, do instituto Hudson, que a "morte de Osama bin Laden está deixando os líderes chineses nervosos".
O "New York Times" elogiou em editorial "os esforços pacientes e persistentes de Obama para persuadir a China a resolver as distorções econômicas".
Por outro lado, na manchete do "China Daily", "Interesses comuns pesam mais do que as diferenças". Já no destaque de opinião, "EUA devem parar de culpar a China por seus problemas econômicos e enfrentar as questões reais".

A USINA
reuters.com
Na agência iraniana Fars, em seguida na Reuters e em agregadores como Real Clear, "Irã faz teste final em usina nuclear" e abre produção de energia em junho

//EUA & BRASIL
Na Associated Press, depois por outras agências e "Miami Herald", caiu no final da semana o subsecretário de Estado dos EUA para a América Latina, Arturo Valenzuela, cuja gestão foi marcada pela "reação ao golpe em Honduras". Michael Shifter, do Inter-American Dialogue, criticou que vinha "faltando um foco sustentado, de alto nível, dos EUA na região".
O "Valor" publicou que o embaixador no Brasil, Thomas Shannon, "pode substituir Valenzuela". Ele recebe nesta semana, no país, William Burns -anunciado como novo número dois do Departamento de Estado, ministério que vem passando por mudanças.

//NOVO VELHO AGREGADOR

O instituto Pew fez nova pesquisa sobre mídia nos EUA, intitulada Navegando Notícias On-line. Na análise do Media Bistro, "Twitter mal consegue registro como fonte de referência". E do Cutline, "Facebook é mais influente na arena de notícias on-line que o Twitter". Mas ambos têm influência baixa, na verdade, como origem de tráfego para notícias on-line, que segue sob domínio do Google.
Significativamente, em destaque no próprio site do Pew, o Drudge Report aparece à frente não apenas do Twitter, mas também "passando o Facebook" em mais de metade dos sites de notícias pesquisados.
No enunciado de Drudge, célebre desde a divulgação do escândalo Monica Lewinsky em 1998, no governo Clinton, "Drudge dirige mais tráfego de notícias que Twitter e Facebook".

Piada 1
O levantamento anterior do Pew, sobre a cobertura da morte de Bin Laden, constatou que a maior parte dos posts de Twitter e Facebook foi de piadas (19%) e discussões sobre estar realmente morto (17%).

Piada 2
Segundo o "NYT", o YouTube registrou mais visitas ao vídeo em que Obama contou piadas num encontro de jornalistas (7,2 milhões) do que ao vídeo em que anunciou a morte de Bin Laden (5,4 milhões).

Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Arcebispo de Aparecida será presidente da CNBB
Próximo Texto: Ceará: Cid Gomes diz que o ministro dos Transportes é "inepto e desonesto"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.