São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

MEMÓRIA

Morre sociólogo Brandão Lopes, fundador do Cebrap

DE SÃO PAULO

Morreu na madruga de ontem o sociólogo Juarez Rubens Brandão Lopes, 85, vítima de câncer.
Um dos fundadores do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), do qual foi diretor e presidente, Lopes era amigo muito próximo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que compareceu ao enterro, realizado ontem em São Paulo.
Segundo Sérgio Fausto, superintendente do iFHC, Lopes era frequentador assíduo do instituto e "intelectual de curiosidade infinita".
De Fernando Henrique, Lopes recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2001.
Natural de Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais, Lopes desenvolveu sua carreira no Estado de São Paulo.
Formou-se em 1950 na Escola de Sociologia e Política de São Paulo e, anos depois, obteve o doutoramento, a livre-docência e o título de professor titular na USP, onde se aposentou na década de 1980.
Também foi professor de diversas instituições, como a própria Escola de Sociologia e Política, a Escola de Administração de Empresas da FGV (Fundação Getúlio Vargas), e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Lopes era membro da Academia Brasileira de Ciências e exerceu cargos administrativos no governo federal.
Foi diretor do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), secretário-adjunto da Secretaria de Planejamento da Presidência da República e vice-presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).


Texto Anterior: Manifestação
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.