São Paulo, terça-feira, 10 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

À África

Na manchete de Folha.com e outros sites e portais, "Banco do Brasil e Bradesco se unem para começar operação na África". Foi alto das buscas de Brasil por Google News e Yahoo News, com Reuters Africa, Bloomberg, "Wall Street Journal". Na manchete da Reuters Brasil ao longo do dia, "BB quer triplicar área internacional", com "três ofensivas simultâneas", comprando na África, na América Latina e nos EUA. No fim do dia, Kennedy Alencar postou que desta vez Lula "estimulou", mas não teve "atuação direta".

Benoit Faucon/wsj.com
CHINÊS, NÃO
O "WSJ" deu o longo texto "Hostilidade com trabalhadores esfria elo Angola-China". Os projetos chineses na África importam os seus próprios operários

Camarões
O "WSJ" despachou da capital, Yaoundé, que a TV estatal camaronesa noticiou que a Petrobras negocia com o governo do país "exploração, produção e exportação de petróleo".

Amazônia
O mesmo "WSJ" postou que a Petrobras informou que um poço na bacia do rio Solimões "testou positivamente para gás natural", mas pode não ter "viabilidade comercial".

ft.com
"VEIAS ABERTAS" 2
O "Financial Times" resenha "E Se a América Latina Comandasse o Mundo?", de Oscar Guardiola-Rivera, professor da Universidade de Londres. Diz que ele devia ser "mais crítico" dos heróis "do passado e do presente", mas anota sua defesa da reavaliação do economista Raúl Prebisch, da Cepal, "o Keynes latino-americano"

MAIS BALANÇO
Abrindo foto na capa, o "Valor" publicou longa entrevista de Sergio Leo com o chanceler brasileiro, "Está na hora de o Mercosul ter metas, diz Celso Amorim". Para ele, agora é preciso "pensar grande" na região "em vez de negociar setorzinho por setorzinho".
Sobre Irã, "estamos trabalhando pelos direitos humanos, mas nossa maneira de agir é diferente de outros que fazem da hipocrisia seu principal instrumento".
Sobre EUA, vê "necessidade de maior compreensão do que é e como mudou a América Latina".

Barry Blitt/newyorker.com
NA "NEW YORKER"
Jon Lee Anderson publica longa e "rara entrevista" com Mahmoud Ahmadinejad, que nega repressão no Irã. "Todo mundo é livre", diz. Ele criticou que a resposta de Obama ao acordo Brasil-Turquia, "encorajado" pelo próprio Obama, segundo Anderson, tenha sido mais sanções, repetindo Bush. "Mudou só a pessoa"

ARMÁRIO NUCLEAR
O "Los Angeles Times" publicou e o Council on Foreign Relations postou no alto da home, sob o título "Hora de sair do armário", um artigo de Micah Zenko, que é pesquisador do CFR, maior instituição de política externa dos EUA.
Em suma, "Israel precisa acabar com a ficção de que não é potência nuclear", que tornou o país "um pária similar a seus adversários" e acaba por "conter o avanço das metas de não proliferação nuclear, inclusive evitar um Irã nuclear".

EUA & Saud
Na manchete do "WSJ" de papel, ontem, "EUA vão vender jatos F15 para a Arábia Saudita", para "conter o Irã". Porém "não vão equipá-los com os sistemas de longo alcance e com outras armas que tiveram a oposição de Israel".
No fim de semana, o "New York Times" criticou em editorial que Obama não avança pela via diplomática com o Irã, só nas sanções.

EUA & Vietnã
Manchete do "WSJ" na última quinta, "EUA e Vietnã em negociação nuclear". O acordo "permitiria a Hanói enriquecer seu próprio urânio" e, segundo diplomata anônimo: "Não perguntamos à China para aprovar o que é nosso interesse estratégico".
Dia seguinte, manchete de papel no "China Daily", "Acordo nuclear EUA-Vietnã é desestabilizador".

"LA SOMBRA DE LULA"
O espanhol "El País" deu o editorial "A sombra de Lula" no fim de semana. Destaca que "os candidatos iniciam batalha que será vencida por aquele que assegurar continuidade".
E aconselha o sucessor a "assegurar suas conquistas", no país "que se converteu num dos novos líderes do mundo globalizado, o que aumentou a autoestima de sua gente".




Leia mais em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Barbosa reclama de invasão de privacidade
Próximo Texto: Foco: Dilma e Marina estreiam arrecadação na internet com "garotos-propaganda"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.