São Paulo, quarta-feira, 10 de agosto de 2011

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OUTRO LADO

Para OAB, participação de escritórios não fere a ética

DE SÃO PAULO

O presidente do Tribunal de Ética da OAB-SP, Carlos Roberto Mateucci, diz que escritórios de advocacia vão participar do torneio de golfe promovido pela Apamagis no Guarujá (SP) como "colaboradores" e que não buscam "qualquer proveito".
"Houve grande preocupação com os aspectos éticos. É um evento fechado, com o objetivo de congraçamento e benemerência", afirma. Ele é sócio da Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados, que apoia o torneio.
O presidente do Guarujá Golf Club, advogado Miguel Calmon, diz que a participação de clientes foi evitada. "As colaborações e patrocínios não são em valores expressivos", afirma.
Para Luiz Arthur Caselli Guimarães Filho, sócio do escritório Duarte Garcia Caselli Guimarães Terra Advogados, "essa é uma iniciativa que deveria ser aplaudida". Segundo ele, magistrados, bacharéis e promotores costumavam realizar um torneio na década de 80. "A gente achou que era interessante retomar o convívio."
O advogado Ronaldo Martins disse que, antes de colaborar, pediu que o Tribunal de Ética da OAB analisasse a proposta. "Estamos tranquilos. É um evento esportivo que cumpre os requisitos legais e éticos", diz.
Os escritórios Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados e Fleury Malheiros, Gasparini De Cresci e Nogueira Lima Advogados não se pronunciaram.
Em nota, o escritório Porto Advogados diz que, "sensível a questões sociais, não teve dúvidas em responder afirmativamente ao chamamento da OAB-SP (...) para apoiar evento (...) em prol da Creche Benedito Lellis, que cuida de crianças carentes".
O gerente-geral do Sofitel Jequitimar Guarujá, João Carlos Pollak, diz que a rede patrocina todos os torneios do Guarujá Golf Clube. Afirma, ainda, que o sorteio de uma estadia para os inscritos no torneio "é uma forma de incentivarmos a modalidade e apoiarmos a integração de magistrados e advogados por meio do esporte".
A CNC Solutions e a Totvs não comentaram. A concessionária BMW Agulhas Negras, que mantém convênio com a Apamagis, diz que o interesse no patrocínio é manter aproximação com o público do evento.
Pedro Caramuru, gerente de marketing da Grey Goose no Brasil, disse que o valor da cota é confidencial. "É um momento importante para gerar exposição do produto diante de um público formador de opinião, com poder aquisitivo elevado."
(FREDERICO VASCONCELOS E AGUIRRE TALENTO)


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