São Paulo, sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aécio promete dar mais espaço a tucano na TV

Presidenciável reclama que propaganda não enfatiza que ex-governador mineiro o apoia

CATIA SEABRA
BRENO COSTA
DE SÃO PAULO

O ex-governador de Minas Gerais e candidato ao Senado Aécio Neves (PSDB) se comprometeu ontem a abrir espaço em seu horário na TV para José Serra, candidato tucano à Presidência, a partir da semana que vem, quando a campanha entrará em seus 20 dias finais.
A pressão pela inclusão de Serra no programa do mineiro tem origem em pesquisas internas segundo as quais mais da metade do eleitorado de Minas -o segundo maior do país, com 14 milhões de eleitores- desconhece o candidato de Aécio para a Presidência da República.
O próprio Serra já tornou público esse diagnóstico. Para mostrar que tem potencial de crescimento, Serra disse, na última segunda-feira, que "nunca apareceu ninguém nas qualis [pesquisas qualitativas do PSDB] que sabe que Aécio e [Antonio] Anastasia [candidato tucano ao governo] me apoiam".
Segundo o candidato, os resultados da pesquisa já foram apresentados ao mineiro. "O diagnóstico já foi transmitido", limitou-se a dizer, durante sabatina promovida pelo Grupo Estado.
Ontem, Aécio viajou a São Paulo e se encontrou com o coordenador de comunicação da campanha tucana, Márcio Aith. No encontro no início da tarde, confirmado pela assessoria de Aécio Neves, o pedido foi reforçado.
Depois, em conversa por telefone com o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, Aécio afirmou que irá incluir Serra em seu programa, mas, segundo o presidente tucano, não entrou em detalhes.
"Ele me disse que o Serra vai aparecer a partir da semana que vem", disse Guerra.
Além de não aparecer em material impresso de campanha de Aécio, que foi governador de Minas por dois mandatos e goza de alta popularidade no Estado, o nome de Serra não é sequer citado no programa do aliado.

PROGRAMAS
A Folha assistiu a todos os programas de Aécio desde o dia 1º de setembro. A imagem de Serra, que tem participado de caminhadas com Aécio no interior de Minas, nunca é exibida. No entanto, cenas com Antonio Anastasia, candidato do PSDB ao governo, aparecem repetidas vezes, sempre em eventos de rua.
Segundo tucanos, a avaliação é que o programa estadual tem mais impacto no eleitorado de Minas do que o nacional. Daí a importância de uma declaração explícita de voto de Aécio.
O tucano mineiro afirma que o problema da falta de associação do eleitorado com sua candidatura não é exclusividade de Serra e também afeta Anastasia.
A última pesquisa Ibope, segundo sua assessoria, mostra que cerca de 40% dos eleitores mineiros ainda não sabem que Anastasia é o candidato do ex-governador.


Texto Anterior: Candidatos vão ao debate Folha/RedeTV!
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: Sob uma estrela
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.