São Paulo, sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

CEARÁ

Tasso não conseguirá eleger tucano ao governo

Marcos Cals (PSDB) segue em terceiro lugar na disputa, com 9% das intensões de voto

FILIPE MOTTA
DE SÃO PAULO

Se confirmadas as pesquisas, desde a redemocratização do país, esta será a primeira vez que um candidato apoiado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB) não vencerá as eleições no Ceará.
Tasso, que lidera a corrida ao Senado com 52%, tem afirmado que essas são as eleições para governador mais difíceis da sua vida.
Seu candidato, Marcos Cals (PSDB), segue em terceiro lugar, com 9% dos votos, segundo o último Datafolha. Antigos aliados do tucano, Cid Gomes (PSB) e Lúcio Alcântara (PR), têm 53% e 19%, respectivamente.
Desde 1986, quando Tasso foi eleito, todos os candidatos que ganharam no Estado eram apoiados pelo tucano.
Foram eles Ciro Gomes (PSB), então no PSDB, (governador entre 1991 e 1994), o próprio Alcântara (2003-2006), à época também do PSDB, e Cid Gomes (2007-2010). Tasso também governou o Ceará entre 95 e 2002.
Alcântara, que tentou a reeleição em 2006 pelo PSDB, rompeu com Tasso. O senador pretendia apoiar Cid, ainda que este compusesse chapa com o PT. O apoio de Tasso a Cid acabou se dando de forma velada.
No Ceará, o entendimento é que o envolvimento de Tasso com discussões do PSDB nacional e na oposição a Lula o afastaram da política local.


Texto Anterior: Rio Grande do Norte: Líder nas pesquisas, ex-prefeita de Mossoró é alvo de adversários na TV
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.