São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Serra herda 51% de votos de Marina, mostra Datafolha

Cai percentual de eleitores da candidata do PV que se declaram dispostos a optar por Dilma nesta nova etapa

Entre os "marinistas", 22% declaram voto em Dilma, contra 29% na véspera da eleição; os indecisos somam 18%

DE BRASÍLIA

Os votos dos eleitores de Marina Silva vão neste momento majoritariamente para José Serra (PSDB).
Segundo o Datafolha, o tucano herda 51% dos quase 20 milhões de votos obtidos pela candidata do PV no primeiro turno da eleição.
Dilma Rousseff (PT) fica com apenas 22% dos votos de Marina, conforme pesquisa realizada pelo Datafolha para a Folha e a Rede Globo anteontem com 3.265 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O percentual dos eleitores de Marina dispostos a migrar para Dilma sofreu quedas nos últimos dias. No levantamento do Datafolha de 28 e 29 de setembro, a petista tinha 31% dos votos da candidata verde. Na véspera da eleição, oscilou para 29%. Agora, está com 22%.
Curiosamente, José Serra não aumenta sua capacidade de absorver os simpatizantes de Marina Silva. Ele tinha 51% nos dias 28 e 29 do mês passado. Oscilou para 50% na véspera do primeiro turno. Hoje, voltou aos 51%.
O que aumentou entre os "marinistas" foram os indecisos: eram 4% antes do primeiro turno. Agora são 18%. Outros 9% pretendem anular o voto ou votar em branco.
A candidata do PV anunciou que fará uma série de consultas antes de anunciar um possível apoio a Dilma ou Serra. Mas essa decisão divide os eleitores brasileiros.
Segundo o Datafolha, para 42% Marina deveria apoiar Dilma. Outros 41% querem que ela declare uma adesão a Serra. E 7% dizem que a verde não deveria apoiar ninguém. Há também 10% que não souberam responder.
Quando o Datafolha pergunta só aos eleitores de Marina, 54% a querem ao lado de Serra. Apenas 23% sugerem apoio a Dilma.
Quando questionados sobre o que acham que ela fará, 38% dizem que Marina acabará apoiando Serra. Outros 32% acham que ela caminhará em direção a Dilma. Só 8% acreditam em neutralidade.
O problema para Marina -e para quem deseja ficar com o seu apoio formal- é que 56% dos eleitores julgam ser indiferente o que ela fará.
Apenas 26% dos eleitores dizem que até poderiam votar no candidato apoiado por Marina. Há ainda 13% para os quais o apoio da verde os faria rejeitar tal candidato.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exerce influência sobre 39% dos eleitores que dizem que podem votar em quem ele indicar. (FERNANDO RODRIGUES)


Texto Anterior: Dilma começa o 2º turno com 48%; Serra tem 41%
Próximo Texto: Janio de Freitas: Na porta de entrada
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.