São Paulo, segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Romeiros pagam promessas sob um calor de 30ºC no Círio de Nazaré

AGUIRRE TALENTO
DE BELÉM

Caminhar 3,6 km sob um calor de 30ºC durante o Círio de Nazaré, ontem, em Belém (PA), foi pouco para quem queria mostrar devoção a Nossa Senhora de Nazaré.
Além de acompanhar a imagem da santa na procissão, os fiéis pagaram promessas de joelhos, esforçaram-se para receber água benta e se empurraram para conseguir levar de lembrança um pedaço da corda que fica ao redor da imagem de Nazaré.
O Círio começou às 5h com uma missa na Catedral da Sé. A procissão saiu às 6h20 e chegou à basílica de Nazaré às 12h10.
Policiais militares tentaram isolar a região próxima à basílica, mas o bloqueio foi rompido pelos fiéis, que queriam ficar perto da imagem.
Outra missa foi celebrada na chegada. A multidão de 2,2 milhões de pessoas começou a se dispersar às 14h. Antes, dedicaram-se a agradecer pelos desejos realizados.
Muitos percorreram de joelhos os 50 metros finais do percurso, auxiliados por voluntários da Cruz Vermelha, que serviam água.

MÉDICO
O esforço físico era tanto que foram realizados 1.280 atendimentos médicos nos 20 postos de saúde espalhados pelo trajeto. A maioria por desmaios e falta de ar.
Outros devotos carregavam sobre a cabeça objetos em referência às promessas realizadas. Os mais comuns eram bebês de brinquedo e maquetes de casas -indicando aqueles que tiveram um filho ou compraram uma casa.
É assim que, desde 2002, a doméstica Maria José Teixeira de Lima, 46, presta homenagem à santa. Ontem, ela levava sobre a cabeça uma pequena casa de isopor.
"Até eu terminar de construir a minha casa vou continuar vindo. Fiz a promessa há dez anos", disse. O Círio de Nazaré é o mais tradicional festejo religioso do Norte do Brasil, realizado há 219 anos. Nossa Senhora de Nazaré é considerada a Rainha da Amazônia.



Texto Anterior: Concorrentes em licitação têm mesma engenheira
Próximo Texto: Funcionários de Aparecida desistem de paralisação
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.