São Paulo, domingo, 11 de julho de 2010

Texto Anterior | Índice

Equipe médica confirma isquemia cardíaca em Alencar

Hoje, às 10h, o vice-presidente será submetido a um cateterismo

DE SÃO PAULO

O médico Roberto Kalil Filho, um dos coordenadores da equipe médica do hospital Sírio-Libanês, afirmou ontem que foi detectada uma isquemia (irrigação sanguínea insuficiente) cardíaca no vice-presidente José Alencar. Hoje, às 10h, ele será submetido a um cateterismo, exame para verificar obstruções no sistema circulatório.
Segundo Kalil Filho, se o motivo for a obstrução de uma artéria, e dependendo da gravidade do problema, pode ser necessária a colocação de um stent (dispositivo para dilatar vasos sanguíneos). Ele já recebeu um stent em agosto de 2005. Se a isquemia não for causada por uma obstrução, o tratamento poderá ser feito apenas com remédios.
O vice-presidente disse estar otimista em relação aos exames. "Sou naturalmente um otimista, e agora tenho todos os motivos para estar confiante em um resultado positivo, porque me sinto bem e o meu estado geral de saúde é bom", disse.
Atualmente no exercício da Presidência, em virtude de viagem do presidente Lula à África, Alencar está internado desde quarta-feira no hospital Sírio-Libanês.
A princípio, ele passaria apenas por uma sessão de quimioterapia, mas foi detectada hipertensão e ele ficou no hospital para avaliações. Kalil Filho observou que o vice-presidente apresentava, em algumas ocasiões, sinais de cansaço e falta de ar.
O presidente Lula, que havia agendando uma visita para Alencar na noite de ontem, deve encontrar o vice-presidente neste domingo. Segundo Kalil Filho, Lula estava cansado devido à longa viagem após visita à África.
Alencar retomou as sessões de quimioterapia no início de setembro do ano passado, pouco depois de exames terem demonstrado que os tumores abdominais haviam voltado a crescer.


Texto Anterior: Empresário Ricardo Young começa como colunista amanhã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.