São Paulo, sábado, 11 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Roriz cai, Agnelo sobe e vira disputa no DF

Petista marca 44% das intenções de voto, ante 33% do ex-governador, que está ameaçado pela Lei da Ficha Limpa

Segundo Datafolha, Roriz atingiu seu pico de rejeição, com 43%; aumento foi flagrado entre os mais jovens


SILVIO NAVARRO
DE SÃO PAULO

Com a candidatura ameaçada pela aplicação da Lei da Ficha Limpa, Joaquim Roriz (PSC) caiu oito pontos e perdeu a liderança da disputa ao governo do Distrito Federal para Agnelo Queiroz (PT).
Segundo o Datafolha, o petista cresceu nove pontos nos últimos dias e marca 44% das intenções de voto, ante 33% do ex-governador.
Roriz aguarda o julgamento de um recurso contestando o impedimento de sua candidatura imposto pelo Supremo Tribunal Federal. Ele renunciou ao mandato de senador em 2007 para escapar de um pedido de cassação por quebra de decoro parlamentar.
De acordo com o instituto, ele atingiu seu pico de rejeição nesta rodada, com 43%. O aumento foi registrado entre os mais jovens e mais escolarizados.
O índice de rejeição de Agnelo é de 22%.
A amostragem espontânea (sem que seja apresentada ao eleitor a lista de candidatos) também registra virada do petista: 37% a 28%. Em agosto, Roriz tinha 45%, e o adversário, 44%.
O Datafolha também simulou um eventual segundo turno entre Agnelo e Roriz. O petista venceria com 50%, ante 39% de Roriz.
Considerando apenas os votos válidos, Agnelo atingiria hoje 53%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, o Datafolha afirma que ainda não é possível afirmar que ele seria eleito no primeiro turno.
Agnelo é o preferido entre o eleitorado mais escolarizado (54%) e rico (50%). Roriz perdeu pontos em quase todos os segmentos, inclusive entre a população de baixa renda, onde tem o melhor desempenho (de 55% para 41% das intenções de voto).
Toninho do PSOL tem 3% das intenções de voto. Três candidatos somam 1% cada um: Rodrigo Dantas (PSTU), Eduardo Brandão (PV) e Newton Lins (PSL).
Outros 11% disseram estar indecisos, e 7% dos entrevistados pretendem votam em branco ou nulo.
Entre os eleitores que declararam voto em Dilma Rousseff (PT) à Presidência, a maioria (68%) opta por Agnelo, e 26% votarão em Roriz. O cenário se inverte entre quem prefere José Serra (PSDB): 65% optam por Roriz, e 26%, pelo petista.
A pesquisa foi feita nos dias 8 e 9 deste mês, com 878 eleitores. Os contratantes são a Folha e a Rede Globo. O número do registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é o 28808/2010.


Texto Anterior: Gleisi sobe e Requião lidera para o Senado
Próximo Texto: Cristovam segue líder na disputa pelo Senado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.