São Paulo, sábado, 11 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cartórios fazem plantão para emitir 2ª via de título

A partir destas eleições, ninguém poderá votar sem apresentar o documento

Para saber que unidades estarão abertas em cada Estado e qual o horário de atendimento, é preciso consultar o TRE


RICARDO WESTIN
DE SÃO PAULO

Cartórios eleitorais de todo o Brasil estarão abertos hoje e amanhã, em esquema de plantão, para emitir segundas vias do título de eleitor.
Os presidentes dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) decidiram realizar esse plantão porque a partir deste ano nenhum eleitor poderá votar sem apresentar o título eleitoral e um documento de identidade com foto.
Até as eleições passadas, era possível votar com apenas um dos dois documentos. Agora, por determinação de uma lei de 2009, ambos são obrigatórios.
O horário de funcionamento dos cartórios eleitorais neste fim de semana varia de acordo com o Estado. Em São Paulo, ficarão abertos das 12h às 18h.
Para saber quais cartórios estarão abertos em cada Estado e o horário de funcionamento, é preciso consultar o respectivo TRE.

PERDIDO OU ROUBADO
O eleitor que não tenha mais seu título -foi roubado ou sumiu, por exemplo- deverá se dirigir a qualquer cartório eleitoral de seu Estado, inclusive numa cidade que não seja a sua de residência, para solicitar a segunda via. Basta levar um documento de identidade.
Nenhum dado poderá ser alterado. O local de votação, portanto, será o mesmo que constava do título de eleitor desaparecido -ainda que a segunda via tenha sido tirada em outra cidade.
Não serão emitidos, durante o plantão deste fim de semana, novos títulos de eleitor. Só poderão votar nas eleições deste ano as pessoas que tiraram seus títulos originais até o dia 5 de maio.

GRATUITA
Os cartórios não cobram taxa para imprimir a segunda via, e o título de eleitor fica pronto na hora.
Quem não aproveitar este plantão da Justiça Eleitoral poderá solicitar a segunda via do título a qualquer cartório até o próximo dia 23.
O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 3 de outubro, um domingo.
O segundo turno, onde houver, será realizado no dia 31 de outubro, também um domingo.
Serão eleitos presidente da República, senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais. Neste ano, os eleitores deverão votar em dois senadores.
Recomenda-se que o eleitor leve uma "cola" com os números de seus candidatos.
O Brasil tem, segundo a Justiça Eleitoral, cerca de 136 milhões de eleitores. O voto é obrigatório para todos os brasileiros maiores de 18 anos e menores de 70. Para os analfabetos e os que têm de 16 a 18 anos ou mais de 70 anos, é facultativo.


Texto Anterior: Salário: Para tucano, mínimo pode ser de R$ 600
Próximo Texto: Confronto: Candidatos participam de debate realizado por Folha e RedeTV!
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.