São Paulo, terça-feira, 11 de outubro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

FÁBIO ZAMBELI (interino) - painel@uol.com.br

Cláusula pétrea

A despeito das pressões de setores do PT, o Planalto não abrirá mão de manter em 7,5% a contribuição da União para o sistema de previdência complementar do funcionalismo, cuja votação é aguardada para este mês na Câmara. Para aplacar os petistas descontentes, que desejam elevar a alíquota oficial para 9%, o governo admite rever outros pontos do projeto.
A redação atual exige que o fundo em gestação seja administrado por uma empresa privada. A ideia é retirar essa obrigatoriedade do texto. As regras de aposentadorias em carreiras especiais que envolvem risco também podem ser aperfeiçoadas.

Muita calma O líder do PT, Paulo Teixeira (SP), quer mais tempo para tentar um acordo. "A bancada pediu um debate com o governo sobre este projeto. Não há razão para votá-lo antes", diz.

Fadiga 1 Ministros que estiveram com Dilma nas viagens internacionais recentes reclamam, em privado, da maratona de compromissos. Além do ritmo intenso de reuniões, a presidente convocava a comitiva para acompanhá-la em visitas a museus nas horas de folga.

Fadiga 2 Dilma também se queixa do excesso de atividades agendadas pelo Itamaraty. Em Nova York, num só dia ela teve seis reuniões bilaterais com chefes de Estado.

Culpado Sobrou para o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT): Dilma não gostou da aprovação, na Câmara, da meia-entrada para estudantes de 15 a 29 anos. A petista não quer assumir o desgaste do veto, caso o benefício sobreviva ao Senado.

Mais valia CUT e CTB preparam documento em defesa do projeto de Vicentinho (PT-SP) que regula terceirizações e, na visão das centrais, resguarda o trabalhador. O texto é uma resposta à articulação da Força Sindical com empresários em favor de proposta que tramita em comissão especial da Câmara.

No papel Convidado pelo Conselho de Ética da Assembleia paulista a explicar entrevista na qual admite a venda de emendas parlamentares, o secretário Bruno Covas (Meio Ambiente) deve repetir o colega Roque Barbiere (PTB) e apresentar hoje, por escrito, suas considerações.

Amplificador O tucano, pré-candidato à prefeitura paulistana, teme que o PT veicule, durante a sessão, a gravação na qual ele relata oferta feita por um prefeito. O presidente do colegiado, Hélio Nishimoto (PSDB), considera "desnecessário" o uso do recurso sonoro. "Esperamos que ele compareça."

Oremos Geraldo Alckmin (PSDB) e Gabriel Chalita (PMDB) dividirão os holofotes na festa da Padroeira do Brasil, amanhã, no Santuário de Nacional de Aparecida. O governador fará uma das leituras na missa solene, às 10h. O peemedebista participará da novena, à tarde.

Dote Dirigente do DEM paulistano, Alexandre de Moraes fez chegar a Alckmin que não haverá "alinhamento automático" com o PSDB em 2012. O partido, dono de fatia generosa do tempo de TV, espera mais espaço no governo paulista e avança nas tratativas com Chalita.

Bancada Marco Aurélio Cunha será anunciado hoje líder do PSD na Câmara paulistana. O partido de Gilberto Kassab nasce com 10 vereadores na capital.

Visita à Folha Sergio Renault, diretor vice-presidente do Instituto Innovare, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Antonio Claudio Ferreira Netto, diretor.

com LETÍCIA SANDER e DANIELA LIMA

tiroteio

"Ao adotar o corte do ponto dos funcionários parados, o governo Dilma utiliza um expediente patronal e se coloca no mesmo patamar dos banqueiros. É um retrocesso."
DO PRESIDENTE DA UGT, RICARDO PATTAH, sobre a conduta do governo federal diante de movimentos de greve em curso no país, como o dos Correios, que deteriorou a relação do Planalto com as centrais sindicais.

contraponto

Apito amigo

Durante reunião em Porto Alegre na semana passada, Pelé ouvia relato de Carlos Eugênio Simon, ex-árbitro de futebol, sobre suas participações em Copas do Mundo. O ex-juiz brincou com o tricampeão mundial:
-Eu participei de três. Eu e o Pelé somos os que mais participamos de Copa nesta mesa!
Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) provocou Simon, que colecionava atuações polêmicas nos gramados:
-Pode até ser, mas tenho certeza que neste quesito as torcidas preferem, de longe, o Pelé.


Próximo Texto: Emenda paga equipamentos superfaturados para hospital
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.