São Paulo, sábado, 12 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ministro tem agenda em lugar onde não esteve

Durante cinco sextas-feiras, Rossi teve compromissos em Ribeirão, onde mora

Funcionários dizem que ministro não apareceu em escritório em 2011; ele criou unidade cinco meses após assumir

ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

O ministro peemedebista Wagner Rossi (Agricultura) "cumpriu" cinco agendas oficiais numa unidade do governo federal em Ribeirão Preto (SP) na qual não foi visto neste ano pelos funcionários do local.
Em todas as sextas-feiras de fevereiro e na primeira de março, a página do ministério na internet informou que Rossi estaria em "agenda interna" na Utra (Unidade Técnica Regional de Agricultura) do município, onde vive desde os anos 70.
Mas, segundo relato à Folha de servidores do órgão, o ministro não trabalhou no local em nenhuma dessas cinco datas.
Na sexta-feira passada, com base na agenda oficial, a Folha esteve no escritório e pediu uma entrevista com Rossi. Na ocasião, uma funcionária disse que o ministro jamais esteve lá.
O chefe da Utra de Ribeirão, José Adolfo de Andrade, disse que Rossi só foi ao local em 2010. "A estrutura [da Utra] nem daria para o doutor Wagner Rossi despachar daqui", afirmou.

ESPAÇO REDUZIDO
Segundo Andrade, o escritório da Utra é pequeno, o que dificulta as idas de Rossi ao local. "Visita de ministro, sabe como é, vem um monte de assessores e todo mundo quer falar com ele", disse.
Procurada e informada sobre o teor da reportagem, a assessoria da Agricultura disse se tratar de um "erro" do departamento de comunicação social da pasta (leia texto nesta página).
Ontem, segundo a agenda oficial da Agricultura, Rossi passou a tarde em Brasília.
Quando tem agenda em Ribeirão, as viagens são feitas em aviões comerciais ou em jatos da FAB (Força Aérea Brasileira).
Somente neste ano, as despesas com passagens aéreas do ministro -bancadas pelo governo, segundo a própria assessoria- somaram R$ 7.929,72, incluindo voos para Ribeirão e outros destinos.
Aliado ao vice-presidente Michel Temer, Rossi criou a unidade no município em agosto, cinco meses após assumir o cargo de ministro.
Rossi visita Ribeirão com frequência. Costuma despachar em casa. "Eu cheguei a entregar documentos a ele em seu gabinete particular", disse o chefe da unidade técnica local da Agricultura.
As Utras desempenham serviços de fiscalização do Ministério da Agricultura. A unidade de Ribeirão abrange outros municípios da região.
Como a legislação permite, é comum que alguns ministros criem agendas em suas cidades que emendem com o fim de semana.


Texto Anterior: Análise: Fantasma da hiperinflação ainda custa muito caro ao país
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.