São Paulo, terça-feira, 12 de abril de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

QUESTÃO AGRÁRIA

Sem-terra invadem pelo menos 13 fazendas no interior de SP

DE SÃO PAULO - Pelo menos 13 fazendas foram invadidas desde o fim de semana no interior de São Paulo por sem-terra ligados a José Rainha Jr., segundo o governo de São Paulo e a Polícia Civil do Estado.
Entre as áreas invadidas, estão três fazendas arrendadas pela ETH Bioenergia, do Grupo Odebrecht, em Teodoro Sampaio (636 km de São Paulo). Não houve confronto.
Desde o início do mês, 15 propriedades já foram invadidas no Estado, segundo a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo, responsável pela política fundiária.
Rainha disse, porém, que 36 fazendas foram invadidas no fim de semana, por cerca de 6.000 pessoas, em 19 municípios. Segundo ele, as ações em SP devem continuar até o próximo dia 17, quando completam 15 anos do massacre de Eldorado dos Carajás (PA).
No episódio 19 agricultores do MST foram mortos por policiais militares.
As invasões, segundo Rainha, têm como objetivo pressionar os governos federal e estadual para agilizar a reforma agrária em São Paulo.
Segundo os boletins de ocorrência, as invasões mobilizaram pequenos grupos de agricultores. Em Teodoro Sampaio, dez famílias invadiram a fazenda Galpão de Zinco e cinco acamparam na fazenda Copacabana. Em Presidente Bernardes, 50 pessoas invadiram a fazenda Guarani.


Texto Anterior: Roupa suja: Dilma se irrita com crítica de presidente do BNDES ao câmbio
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.