São Paulo, sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Cardozo na berlinda

Embora José Eduardo Cardozo tenha dito e repetido aos caciques peemedebistas que foi pego de surpresa pela Operação Voucher, há, entre os ressabiados governistas, quem descreva relatos segundo os quais o ministro da Justiça dispunha, desde a antevéspera, de informações sobre o "pega geral" promovido pela PF no Ministério do Turismo. Com base nessa hipótese, os céticos duvidam um tanto da sinceridade da bronca pública que o petista, pressionado por Dilma Rousseff, deu na corporação.
Os questionamentos a Cardozo não partem apenas do PMDB, mas também de seus desafetos no PT.



Da vez Para defensores de Cardozo, o ministro seria alvo de um duplo ataque especulativo: da PF insatisfeita e de aliados ávidos por envolver o PT na "faxina" de Dilma. "Não queriam um petista? Agora encontraram", ironiza um correligionário.

Tenho dito Em seu discurso de posse, Cardozo prometeu uma PF "sem espetacularização de ações".

Clipping Num dos grampos da PF, o secretário-executivo Frederico Costa reclama com um interlocutor dos ataques sofridos pelo ministro Pedro Novais, em particular nas revistas. "Cães e Gatos está batendo no ministro! Pesca e Cia., Casa e Jardim, Focinhos, aquela de cachorro. Nossa, vou falar... até palavras cruzadas do Picolé".

Em outra 1 Causou espécie entre aliados o alheamento do Planalto em relação à reunião que atraiu 17 governadores e vices na terça a Brasília. Em pauta, assuntos delicados para a União, como o veto dos royalties. Os presidentes da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), participaram da conversa.

Em outra 2 Veteranos dizem jamais ter visto encontro de tal gênero e porte sem representante do governo. Estranham que o palácio não tenha se mobilizado nem a posteriori, para obter relatos do que se discutiu ali.

Dois tempos Menos de 24 horas depois de o PMDB ter defendido que não aceitará votar a DRU antes da emenda 29, o líder Henrique Alves (PMDB-RN) afirmou ontem: "Não há vinculação entre as duas votações".

Ele não Após intervenção de José Serra, o PSDB-SP abortou a contratação do sociólogo Alberto Carlos de Almeida, a quem encomendara pesquisa qualitativa para traçar o perfil dos candidatos com mais viabilidade do partido nas eleições de 2012.

A conferir Pré-candidatos à Prefeitura de SP, Netinho de Paula e Gabriel Chalita trataram ontem de tema de interesse mútuo: a despolarização da eleição, enquanto Lula tenta atrair PC do B e PMDB para o projeto Fernando Haddad (PT). Combinaram que falarão de aliança apenas em cenário de eventual segundo turno.

Travessia A Defesa Civil acertou ontem com o Instituto de Terras de São Paulo o envio de embarcações para transportar moradores das comunidades quilombolas de Pilões e Maria Rosa, ilhadas em decorrência das enchentes que castigaram a região do Vale do Ribeira.

Revisão em série Depois da cogitada mudança de nome do aeroporto Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador, novo embate opõe ACM Neto (DEM) e aliados de Jaques Wagner (PT). O petista Paulo Rangel quer aproveitar o restauro de quadro instalado na Assembleia para substituir personagens nele retratados, como Antonio Carlos Magalhães.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Como a ficha criminal dos governistas não para de crescer, a negociação do Mercadante com os piratas da internet faz todo o sentido."
DO DEPUTADO ESTADUAL CAUÊ MACRIS (PSDB-SP), sobre artigo publicado ontem na Folha no qual o ministro da Ciência e Tecnologia defende o estabelecimento de uma ponte entre o governo federal e os hackers.

contraponto

Trabalho voluntário

Uma vez divulgado que Frederico Silva da Costa, secretário-executivo do Ministério do Turismo preso na Operação Voucher, será defendido por Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, o famoso criminalista virou alvo de brincadeira dos amigos:
-Você neste caso? Como assim? Isso não está mais para juizado de pequenas causas?
O convênio sob investigação da PF é de R$ 4 milhões, valor modesto se comparado às cifras envolvidas na maioria das causas de Kakay.


Próximo Texto: Contrato federal suspeito de fraude tem clone no Paraná
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.