São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Alvo no STF, Campos vai governar Roraima

Ex-governador será diplomado no lugar de Anchieta Jr., que foi cassado na sexta-feira

JEAN-PHILIP STRUCK
DE SÃO PAULO

Neudo Campos (PP), que deve ser diplomado governador de Roraima amanhã, é alvo de 22 inquéritos e ações penais no Supremo Tribunal Federal -a maioria por peculato (desvio de verba pública) e formação de quadrilha.
Parte dos inquéritos e ações está ligada à Operação Gafanhoto da PF, de 2003. Campos, que governou Roraima de 1995 a 2002, chegou a ser preso na ocasião.
Na última eleição, ele foi derrotado por José de Anchieta Júnior (PSDB) no segundo turno, perdendo por apenas 1.759 votos. Na última sexta, Anchieta teve o mandato cassado pelo TRE-RR, por usar uma rádio do governo na campanha.
Campos é apontado pela Procuradoria como líder de grupo que criava falsas folhas de pagamento com funcionários fantasmas. O desvio é estimado em R$ 230 milhões. Ele nega as acusações.
Em agosto de 2010, ele renunciou ao mandato de deputado federal, o que foi considerado uma manobra para redistribuir a instâncias inferiores processos que seriam julgados no STF. Entre as condenações está uma de setembro, em que a Justiça ordenou que ele pagasse R$ 3,3 milhões. Ele recorreu.


Texto Anterior: Análise: Como Kassab pode mexer com o cenário político em SP
Próximo Texto: Escutas da PF mostram "caça" a bens de traficantes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.