São Paulo, quarta-feira, 13 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Collor e Itamar dizem que não sabiam de ações

DE BRASÍLIA

Os senadores e ex-presidentes Fernando Collor de Mello (PTB-AL) e Itamar Franco (PPS-MG) disseram desconhecer o monitoramento praticado pela Aeronáutica contra pessoas, movimentos e partidos de esquerda durante seus mandatos presidenciais.
Segundo sua assessoria, Collor "ficou surpreso" ao saber dos fatos relatados pela Folha sobre os documentos que chegaram ao Arquivo Nacional.
O senador disse que "não tinha conhecimento do ocorrido e que jamais ordenou que fosse feito tal trabalho [de espionagem]".
Itamar Franco também afirmou que nunca soube dessas atividades. "Quero até saber quem é que fez isso", disse, de acordo com sua assessoria.
Contatada, a assessoria de José Sarney (PMDB-AP) não retornou a ligação e os e-mails enviados.
A assessoria da Aeronáutica informou que "não teve acesso aos documentos" e que pode "apenas afirmar que o compartilhamento de informações faz parte, doutrinariamente, do cotidiano dos órgãos que compõem o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin)".
O Ministério da Defesa disse que não haveria tempo hábil para que o titular, Nelson Jobim, comentasse os papéis. (RV e JCM)


Texto Anterior: Aeronáutica monitorou políticos após ditadura
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: Dilma na China
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.