São Paulo, sexta-feira, 13 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em recuperação, Dilma cancela ida ao Paraguai

Presidente, que teve pneumonia há duas semanas, seguiu uma recomendação médica

ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA
ANA FLOR
DE BRASÍLIA

Ainda sentindo os efeitos da pneumonia, a presidente Dilma Rousseff cancelou a viagem que faria ao Paraguai no domingo. Segundo o Palácio do Planalto, o motivo foi a recomendação médica para ter "cautela" com sua saúde.
A presidente teria uma reunião bilateral com o colega Fernando Lugo. O Paraguai comemora seu bicentenário da independência no fim de semana.
O porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena, disse que a data da visita foi adiada e será remarcada.
"Ainda que quase plenamente recuperada, [a recomendação médica foi a de que a presidente] não se exponha a uma viagem aérea de quase seis horas, se contarmos os dois trechos", informou o porta-voz.
Dilma se recupera da pneumonia diagnosticada há cerca de duas semanas. Segundo assessores, já não toma mais antibióticos, mas ainda precisa de repouso.
Em evento ontem em São Bernardo do Campo (SP), o ex-presidente Lula disse que a saúde de Dilma está "boa" e que o cancelamento da viagem se deve a cansaço.

ITAIPU
A presidente tem trabalhado parte do tempo no Palácio da Alvorada, residência oficial, onde recebe pessoas e faz reuniões "quase normalmente", segundo ministros. Ontem, mais uma vez, ela não foi ao Planalto.
Desde sua posse, Dilma tenta ir ao Paraguai, um dos sócios originais do Mercosul, bloco que reúne ainda o Uruguai e a Argentina.
Dilma Rousseff estava adiando a viagem porque o Congresso Nacional ainda não havia aprovado o texto do acordo bilateral pelo qual o Brasil vai pagar o triplo do valor pela energia excedente da usina de Itaipu.
Essa é a energia a que o Paraguai teria direito, mas não usa e revende ao Brasil.
Com a aprovação da proposta, anteontem, a ida ao país vizinho estava finalmente "liberada".


Texto Anterior: Foco: Lula dá "palestra-surpresa" em resort na Bahia para executivos de cervejaria
Próximo Texto: Sai novo conselho da Fundação Nemirovsky
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.