São Paulo, domingo, 13 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRESIDENTE 40 ELEIÇÕES 2010

"Dono da agenda" é crucial na campanha

Longe dos holofotes, responsáveis pelos compromissos de candidatos assumem papel estratégico na disputa

Escolha da hora e do lugar certo onde ir pode significar a diferença entre constrangimento e viagem bem sucedida

FÁBIO ZAMBELI
GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

Longe dos holofotes, dificilmente estamparão "santinhos" eleitorais e tampouco distribuirão sorrisos na propaganda de TV este ano.
Mas, como responsáveis pelas agendas dos presidenciáveis, assumem papéis estratégicos na campanha e podem levá-los a protagonizar cenas que vão da aclamação ao constrangimento público.
Escolhidos cirurgicamente pelos partidos, Marisa Serrano (PSDB), Giles Azevedo (PT) e Luciano Zica (PV) absorvem a turbulenta missão de conciliar interesses de aliados, contemplar os mais numerosos colégios eleitorais e manter os pré-candidatos no encalço dos rivais nas 16 semanas que antecedem o primeiro turno das eleições.
O PSDB escalou uma mulher para auxiliar José Serra. Senadora e vice-presidente do partido, Marisa Serrano (MS) se equilibra entre as múltiplas demandas e o desejo do tucano de organizar pessoalmente seus compromissos. A palavra final é dele.
Marisa primeiro traça um pré-roteiro. O PSDB prioriza lugares com contato popular e possibilidade de entrevistas a mídias regionais. Com o apoio de correligionários, ajusta a logística da viagem.
Serra recebe a pré-seleção de roteiros e dá o aval sobre os locais a serem visitados. Ainda assim, com frequência cancela viagens, como as confirmadas a Goiás, Rio Grande do Sul e Rio.
Na campanha petista, a atribuição de organizar os compromissos de Dilma Rousseff é de Giles Azevedo, fiel escudeiro da petista. Os dois se conhecem há 19 anos.
Atualmente, ele afirma receber cerca de 30 pedidos por dia para agendamento de visitas. "É difícil dizer não, mas a quantidade de demandas é enorme. E, além das cobranças, temos de compatibilizar com a estratégia de campanha", diz Giles, que lê um resumo de cada solicitação, feito pela equipe.
A preparação não é suficiente para impedir embaraços. Em abril, a presidenciável enfrentou "saia-justa" ao visitar Minas Gerais, onde militantes apregoavam a dobradinha híbrida Dilmasia -analogia ao governador tucano Antonio Anastasia.
Ele trabalha agora para harmonizar o calendário de Dilma ao do presidente Lula, seu principal cabo eleitoral.
Ex-assessor de Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente, Luciano Zica "terceirizou" parte da missão de organizar a agenda da senadora. Ele conta com uma equipe de três profissionais, que detalha cada pedido que chega ao núcleo da campanha.
A ordem é perseguir os roteiros de Serra e Dilma para combater a polarização da disputa presidencial. Mesmo que tenha de cancelar compromissos de última hora.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.