São Paulo, segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Servidora do Serpro diz que só acessava dados por "amizade"

Ana Maria diz que funcionárias cediam senhas por excesso de trabalho; Adeildda diz não saber quem obteve informações sobre Veronica

ANDRÉA MICHAEL
DE SÃO PAULO

"Somos gente humilde, não somos bandidos. Não acessamos os arquivos [da Receita] de má-fé, por pagamento nem por qualquer outra atitude que nos desabone. Tudo foi por amizade, favores", disse ontem à Folha Ana Maria Caroto Cano, servidora do Serpro cedida à Receita até a semana passada.
Sob efeito de remédios e alegando inapetência, ela se negou a conceder entrevista, mas esclareceu alguns fatos.
Disse que na sexta não esteve presa com seu marido, José Carlos Larios. Ambos, afirma, foram conduzidos pela Polícia Civil para "prestar esclarecimentos" sobre 23 declarações que prepararam para justificar os acessos considerados imotivados pela Receita em sua máquina.
Sobre isso, disse Ana Maria: "Recebi um ofício da Corregedoria para apresentar documentação ou uma declaração dessas pessoas. Não recebi, claro. A Receita não me enviou um modelo de documento modelo. Nós [ela e o marido] preparamos aqui. Temos várias pessoas dispostas a ir lá, à Corregedoria explicar por que me pediram o acesso que fiz".
Já aposentada, Ana Maria, 52, seguiu trabalhando na Receita em Mauá, na qual recebeu a senha da chefe, a analista do fisco Antonia Aparecida Neves Silva.
Juntamente com Adeildda dos Santos, outra servidora do Serpro emprestada à Receita, a dupla recebia de Antonia a demanda para acessar dados de cadastro de contribuintes e também sigilos. E foi por "excesso de trabalho", disse, que o código secreto foi repassado.
Já Adeildda diz que atendia a demanda dos superiores. Sobre os acessos a Veronica Serra e a seu marido, ela respondeu: "Só cumpria solicitações de meus superiores. Não tenho como afirmar se fui eu ou não quem acessou".


Texto Anterior: Anac nega irregularidade envolvendo Israel Guerra
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.