São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

TODA MÍDIA

NELSON DE SÁ nelsonsa@uol.com.br

Frenesi

lacuarta.cl
No jornal chileno, "colegas de todas as partes do mundo tornam mais grata a espera"

Ao vivo nos canais de notícias daqui e do exterior e nos intervalos das redes abertas, o resgate no Chile se aproximou mais de "A Montanha dos Sete Abutres", filme de 1951 citado desde o início -e que denuncia a exploração de caso parecido pela mídia.
Na página da agência no Facebook, um enviado da AP descreveu o "frenesi de mídia" como "turba", com "centenas se empurrando e gritando sobre perguntas de outros". Contou 750 jornalistas, que causaram 17 acidentes "correndo nas estradas". A BBC contou de 1.200 a 1.500. No Median Guardian, 2.000, anotando que a neta de um mineiro ouviu perguntas como "vai assinar contrato para um filme?" e "tem namorado?". Outro problema, segundo o site, é que os banheiros químicos foram alugados "e trancados" pelas TVs e agências, "sem piedade com a imprensa".

 


No alto do site do chileno "El Mercurio", já noite, a "Crescente expectativa mundial". O "La Tercera" deu que os mineiros haviam recebido aulas de oratória e postura para entrevistas. E o popular "La Cuarta" abriu fotos de jornalistas e o enunciado "Que sorte: estas belezas brigam pelos 33 heróis".

Metáfora
O colunista Howard Kurtz, que cobriu mídia para o "Washington Post" por três décadas, trocou o jornal pelo site The Daily Beast. A notícia foi destacada, entre outros, pelo "New York Times", que ouviu de Kurtz justificativas como a "atmosfera" no jornal e os "limites" das corporações. Em despedida no "WP", ele falou da estranheza de virar "metáfora, simbolizando a mudança da imprensa para o pixel". Em coluna, o "NYT" já trata o episódio como marco no "desaparecimento" da divisão na mídia.

Salvação
O site de mídia Romenesko destacou entrevista do diretor de marketing da Unilever à revista "Marketing", dizendo que os "iPads vão salvar os jornais, eles vão mesmo". O site Engadget, citando analistas, proclamou o iPad "o produto eletrônico não telefônico adotado mais rapidamente" nos EUA. Ele chega à rede Wal Mart esta semana, "sinal de sucesso", segundo o Blue Bus. E o site Gizmodo noticia que "NYT" e outros, com a "esperança de que os tablets vão salvá-los", já criam aplicações para mais um, da Samsung.

EUA NA POEIRA SOCIAL
O site Computer World noticiou que o "Resto do mundo está deixando os EUA na poeira das redes sociais". Mais precisamente, "China e Brasil estão postando seu caminho para a dominação digital", segundo pesquisa da Digital Life. Na reportagem do site CNET, "a formação das redes é mais popular na América Latina, no Oriente Médio e na China que nos EUA, no Japão e em outros mercados saturados de web".

Negócios
O blog de Guilherme Barros adiantou no iG e os sites Propmark e Blue Bus confirmaram que o Grupo ABC, de Nizan Guanaes, negocia a venda de 49% de suas ações à gigante WPP, sediada em Londres, por "mais de R$ 1 bilhão".

E mais negócios
No final da semana, "Financial Times" e outros confirmaram que a gigante Publicis, sediada em Paris, comprou 49% da Talent, de Julio Ribeiro, por cerca de US$ 110 milhões -de olho na Copa de 2014 e nos Jogos de 2016.

OS CHINESES ATACAM
video.globo.com
Ontem na Globo, com locução de Alexandre Garcia, "torcedores invadiram a quadra e atacaram os brasileiros" em jogo de basquete na China

"PEACE POLICE"
nytimes.com
Anteontem no "NYT" de papel, o avanço das UPPs no Rio, com "um toque suave" nas "favelas duras". O longo texto diz que, na Cidade de Deus, "os homens com as grandes armas se foram". Na foto, policiais numa creche

Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Saiba mais: Em 2ª instância, processo inclui outros dois réus
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.