São Paulo, sábado, 14 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil Foods admite restrições ao acordo Sadia-Perdigão

Procuradoria do Cade recomendou condicionantes à união anunciada em 2009; lucro da empresa sobe 527%

TATIANA FREITAS
DE SÃO PAULO

O presidente da BRF-Brasil Foods, José Antonio do Prado Fay, admitiu que a aprovação da fusão entre Sadia e Perdigão sem restrições pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) é "improvável". A operação, anunciada em maio de 2009, deu origem à Brasil Foods.
"Eu continuo na crença de que há condições para a aprovação da fusão sem restrições, mas considero uma solução negociada."
Segundo ele, a BRF aguarda uma manifestação formal do Cade para avaliar quais alternativas podem ser adotadas para a aprovação.
Mas a venda de uma das principais marcas da BRF -Sadia e Perdigão- parece fora de cogitação. "Um remédio dessa magnitude seria muito amargo para tomar."
Nesta semana, a ProCade (Procuradoria Federal Especializada do Cade) recomendou restrições à fusão entre Sadia e Perdigão e afirmou, em parecer, que as medidas sugeridas pela Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico), há cerca de um ano, não são suficientes para garantir a presença de um terceiro agente econômico que possa fazer contraste "ao poder de mercado" da BRF.

BALANÇO
O balanço referente ao primeiro trimestre mostrou ganhos com a união das empresas em atividade já autorizadas pelo Cade, como a compra de insumos e vendas no mercado externo.
Ante o primeiro trimestre de 2010, o lucro líquido cresceu 527%, para R$ 383 milhões. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) aumentou 84%.
Segundo Fay, a empresa se aproveitou de uma "política adequada de compra de insumos" e conseguiu diminuir os impactos da alta média de 50% da soja e do milho em 12 meses. Juntos, milho e farelo de soja respondem por 25% dos custos de produção.


Texto Anterior: Estimativa: Analista prevê incremento no desempenho
Próximo Texto: Bancos: Crédito aumenta e melhora resultado da Caixa no 1º tri
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.