São Paulo, quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Prefeitos vão ao Congresso cobrar verbas para saúde

Maia promete votação para semana que vem

DE BRASÍLIA

Deputados da oposição e da base aliada do governo querem votar na semana que vem o projeto que regulamenta a emenda 29, que eleva os gastos com a saúde.
A proposta de antecipar a votação foi feita pelo presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS). A ideia inicial era votar o assunto no final do mês.
Para que o projeto seja apreciado na próxima quarta-feira, deputados precisam votar medidas provisórias e um projeto de lei que estão trancando a pauta.
A sugestão de Maia foi feita após encontro com prefeitos de 2.000 municípios que foram ao Congresso pressionar pela emenda.
Representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) esperam que a proposta passe no Legislativo ainda que não seja definida uma nova forma de receitas para custear o aumento.
"Não sei por que está se criando este ambiente no país de que precisa ter uma fonte para a União", disse o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. "Se tiver que ter fonte complementar, então precisa ter para os municípios e para Estados também."
A emenda 29 foi promulgada há onze anos, mas não entrou em vigor porque o Legislativo resiste em aprová-la.
Ontem, Maia praticamente descartou a possibilidade de criação de um novo imposto para financiar a saúde, mas voltou a dizer que podem ser analisados aumentos na tributação de cigarros, bebidas alcoólicas e dividendos das empresas. Anteontem, o líder do PT na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que o governo não irá criar nenhuma fonte alternativa para o financiamento da saúde. "O governo federal já passa para a saúde um volume de recursos maior do que exige a emenda 29."


Texto Anterior: Queda dos juros: Emergentes podem imitar o Brasil, diz 'Financial Times'
Próximo Texto: BC eleva para R$ 70 bi previsão de investimento estrangeiro
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.