São Paulo, terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TODA MÍDIA

NELSON DE SÁ nelsonsa@uol.com.br

A transformação

cbsnews.com
Kroft e Lula, durante a entrevista no Palácio da Alvorada

O "60 minutes", da CBS, dedicou no domingo longa reportagem ao Brasil, "a próxima superpotência econômica do mundo?". Quase sem restrições, o repórter Steve Kroft se concentra no Rio e vai a Brasília para entrevistar Lula. Antes de começar, relata décadas de problemas econômicos, terminando no "maior pacote de resgate da história do FMI":
"E então este homem entrou no gabinete presidencial. Conhecido como Lula, é um ex-metalúrgico com educação até a quarta série e doutorado em carisma. Está para deixar o cargo com aprovação de 77% e muito do crédito pela transformação do país."
Ecoou pela cobertura financeira, com o "Business Insider" dizendo que "explicou por que os investidores estão loucos pelo Brasil", mas chega "um pouco tarde para o público americano". A "Forbes" afirmou que, na verdade, "muitos americanos já estão atentos ao Brasil há algum tempo" -e que a questão agora é se "está ficando quente demais".

ADEUS
r7.com
E no "Domingo Espetacular", da Record, "a despedida do presidente mais popular da história", por Adriana Araújo

Lula & WikiLeaks Em destaque na Folha.com e também pela agência chinesa Xinhua, Lula declarou ontem que pretende estar presente "em alguma assembleia, em alguma passeata, em algum protesto, não contra a Dilma", mas, por exemplo, "um protesto porque censuraram o WikiLeaks, vamos fazer manifestação, porque a liberdade de imprensa não tem meia cara".

Dilma & Twitter Também por Folha.com e outros, o Twitter soltou seu balanço para o ano e "Dilma Rousseff é a segunda personalidade mais comentada", perdendo apenas para Justin Bieber. Ela escreveu em seu perfil, depois, "Amigos, muito legal ser tão lembrada no Twitter em 2010. Logo eu, que tive tão pouco tempo para estar aqui com vocês. Vamos conversar mais em 2011".

IMPRESSÕES
foreignpolicy.com
Destacando as expressões "teimosa", "forte" e "workaholic", de um despacho de 2005 vazado via WikiLeaks, para a "Foreign Policy" a embaixada dessa vez "acertou"

COM TODAS AS ARMAS
O site do Council on Foreign Relations, de Nova York, influente na política externa americana, destacou ontem "O caso legal contra o WikiLeaks", detalhando que o Departamento de Estado deve "processar Julian Assange usando todos os estatutos disponíveis, inclusive o Ato de Espionagem", de 1917.
Entrevista um ex-assessor legal do Departamento e do Conselho de Segurança Nacional, que indica como foco o "dano potencial para informantes" e não os problemas criados para a política externa. E prevê que não será fácil para os EUA obter a extradição.

EUA NO PRÉ-SAL
Um dia após a revelação via WikiLeaks do lobby de Chevron e Exxon contra as novas regras do pré-sal, que incluíram conversa com José Serra, o destaque de Brasil no Google News foi que a também americana General Electric comprou a inglesa Wellstream, de equipamentos para exploração.
No "Wall Street Journal", "o negócio sublinha a importância do Brasil para a GE". No "Financial Times", "um dos maiores atrativos da Wellstream é sua exposição ao Brasil", que gera a maior parte de seus lucros -junto à Petrobras.

ETC.
ft.com
Destaque por "FT" e agências ontem, "Embraer avança sobre a defesa". A empresa "diversifica" para além da aviação civil e passa a fabricar "sistemas de comunicação para uso militar e policial"

Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Folha.com
Próximo Texto: EUA se dizem "otimistas" com gestão Dilma
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.