São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TODA MÍDIA

NELSON DE SÁ nelsonsa@uol.com.br

Egito etc.

A Al Jazeera fechou o dia destacando, no site e na transmissão, o Iêmen, onde "milhares protestam". Mas ressaltou também Bahrein e Irã.
Já o "New York Times" fechou o dia com manchete para o "uso de força" no Irã, conforme a "agitação se espalha no Oriente Médio", citando Bahrein e Iêmen. "Wall Street Journal" e "Financial Times" deram toda a atenção para o Irã, onde "milhares" ou até mesmo "centenas de milhares" se manifestaram.

 

Na manchete da Folha.com, "Hillary diz que EUA querem revolução igual à do Egito no Irã".
E o presidente do Council on Foreign Relations, maior instituição de política externa dos EUA, postou que o Egito não vai afetar todas as ditaduras da região. As "monarquias verdadeiras" Jordânia e Bahrein -sem citar a Arábia Saudita- "têm uma legitimidade que os líderes das monarquias falsas, a Síria, a Líbia, bem como o regime do Irã, não têm".

E A PALESTINA?
Al Jazeera, "NYT" e até o "China Daily", este na submanchete, noticiaram a dissolução do governo na Autoridade Palestina. O ministério "renunciou" para forçar eleições que o grupo no poder, Fatah, não queria e agora quer -e o opositor Hamas não aceita, afirmando que o Fatah, que estendeu o próprio mandato, não tem legitimidade para coordenar o processo eleitoral. A crise começou antes da revolta no Egito, com a divulgação dos "Papéis da Palestina" pela Al Jazeera, indicando leniência na negociação com Israel.

ENTRE EUA E CHINA
Na manchete de papel do "FT", "China negocia um rival para Canal do Panamá". Seria uma ferrovia ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, através da Colômbia -que assim ameaça se afastar dos EUA, relutantes sobre um acordo bilateral. O presidente Juan Manuel Santos declara estar "fortalecendo a integração com o Chile e o Peru, projetando para o Pacífico" e a China, mas "os EUA ainda são um parceiro estratégico".
Fim do dia, no "El Tiempo", os EUA anunciaram visita à Colômbia para tratar do acordo bilateral.

"STAMPEDE"
Arkasha Stevenson/miamiherald.com
Sob o título "O estouro dos brasileiros", o "Miami Herald" deu que o o país virou "o maior parceiro comercial da Flórida" -e agora, no dizer de uma empresa de turismo, "todos vêm comprar, comprar". Ano passado, foram 500.000 turistas, com gastos de "mais de US$ 1 bilhão"

"BRILHANTE"
Para além dos sites esportivos, a aposentadoria de Ronaldo ocupou os canais de notícias, da Al Jazeera à CNN, e as páginas iniciais do "China Daily" ao "Wall Street Journal". O "NYT", sob o título "Ronaldo pode estar indo embora, mas sua alegria sobrevive", saudou "o verdadeiramente grande Ronaldo".
Já na home do francês "Le Monde", "De Fenômeno a El Gordo, a carreira de Ronaldo". O espanhol "El País" abriu foto no alto e chamada para seis posts. No enunciado principal, "Adiós, Fenómeno".

MANIPULAÇÃO
nytimes.com
No post "mais popular" do "NYT", "Os segredinhos sujos da busca": como a J.C. Penney liderou buscas ligadas a compras no Google por meses

SALVAÇÃO
thekingoflimbs.com
A banda Radiohead anunciou venda de novo disco via download, CD ou um enigmático "Newspaper Album" -e o "Guardian" pergunta se "Vai salvar a indústria da música?" e até se traz "Alguma pista para salvar a imprensa?"

Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Roraima: Justiça Eleitoral concede liminar que mantém governador no cargo
Próximo Texto: Maranhão: Promotoria suspeita de desvio em bolsas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.