São Paulo, sexta-feira, 15 de abril de 2011

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FOCO

Na TV, tucanos apelam à classe média para criticar atraso em obras da Copa

VERA MAGALHÃES
DE SÃO PAULO

O PSDB estreou ontem uma nova leva de inserções na TV, em que aborda o risco de volta da inflação e o atraso nas obras para a Copa do Mundo. As peças foram criadas pelo publicitário Stalimir Vieira e produzidas pela Blur Filmes, agência da Bahia.
O comercial que aborda a Copa mostra um ator desconhecido do grande público, negro e com sotaque nordestino, que interpreta um passageiro irritado com o atraso de obras em um aeroporto.
Depois de dizer que o Brasil pode "passar vergonha" com a Copa, ele brada: "Ô, governo, se mexe! É preciso abrir o olho. Tem muita coisa errada por aí". E sai caminhando, bravo, com o carrinho de bagagem. Em seguida entra o novo slogan tucano: "PSDB - A gente não cobra cargos, cobra competência".
As peças vão ao ar também no sábado e na terça-feira.
Dirigentes tucanos dizem que a opção por excluir políticos e apostar num "homem comum" para levar a mensagem faz parte da tentativa do partido de se aproximar da tal nova classe média à qual Fernando Henrique Cardoso se referiu no polêmico artigo "O papel da oposição".
"A propaganda é exatamente o que o Fernando Henrique disse: uma cena da realidade. É um homem comum, falando algo com que todo mundo concorda: que as obras da Copa estão atrasadas", diz o presidente da sigla, Sérgio Guerra (PE).
A escolha de um ator nordestino foi proposital, para atenuar o "sotaque paulista". A opção por tirar os políticos de cena também se justifica pela disputa interna pelo comando do partido.
Guerra tenta ser reconduzido à presidência da sigla em maio, e tem o apoio do grupo do senador Aécio Neves (MG) e a oposição da ala ligada a José Serra (SP).
A busca por um publicitário "neutro", sem recorrer nem a Luiz Gonzalez, identificado com Serra e Geraldo Alckmin, nem a Paulo Vasconcelos, ligado a Aécio, também segue essa lógica.
Os tucanos disseram que os comerciais foram aprovados em testes com grupos de pesquisas qualitativas. Publicitários consultados pela Folha os acharam mal produzidos e o slogan, confuso.

FOLHA.com
Veja as inserções do PSDB no blog Presidente 40
tinyurl.com/pres40psdb


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