São Paulo, quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

Fome cai

Manchete do "Jornal Nacional", "Cai o número de famintos no mundo". E da BBC Brasil ao longo do dia, "Fome no mundo cai pela primeira vez em 15 anos". Logo abaixo da manchete, só na BBC, "Pelo segundo ano, Brasil lidera combate à fome".
Na home do "El País", o mesmo título. E "o Brasil está se aproximando da Meta do Milênio". Na home do "Financial Times", "Número de famintos cai 10%".


"FT" dá gráfico da redução no "número de subnutridos no mundo", mas avisa que o preço dos alimentos "ameaça avanço maior"

//TUDO MISTURADO

A cobertura eleitoral na escalada do "JN", abaixo da redução dos famintos:
"Contador Atella acusa mais dois homens de envolvimento na quebra de sigilo de parentes de José Serra. Governo anuncia medidas para tentar evitar violações de documentos na Receita. Pedido impeachment de governador preso no Amapá. Polícia Federal e a Controladoria Geral da União vão investigar a conduta do filho da ministra Erenice."

No grito Na manchete da Folha.com à noite, "Erenice ataca Serra e diz que denúncia serve para derrotado". Também no G1, da Globo, "Denúncia é em favor de candidato aético, diz ministra". Ela "se diz vítima de campanha de difamação".

Só internet "Serra divulga FHC... na internet", avisou o Radar. Em entrevista num site da campanha, sem destaque nos portais, ele atacou Lula pelo "estilo Mussolini" e fechou conclamando: "Temos que votar no Serra, com esperança".

//JIM O'NEILL, A DESPEDIDA

O "FT" reproduziu trechos da carta de despedida de Jim O'Neill, que deixa de ser economista-chefe para administrar US$ 800 bilhões no Goldman Sachs. Sobre a China, diz, "vocês não viram nada ainda".
Dos "outros três Brics", acentua que eles são hoje, "juntos, tão importantes como a China para o mundo", e "estão se saindo bem com os desafios dos EUA e do Ocidente". E "o Brasil superou as expectativas".

Sem EUA Na "Foreign Policy", David Rothkopf, que foi do governo Bill Clinton, ecoa o artigo do "FT" que aponta um novo ciclo de desenvolvimento unindo China e Brasil. Lamenta como, sob Clinton, seus esforços para priorizar China e Brasil eram rejeitados com "condescendência". E questiona aqueles que, no Brasil, atacam a relação com a China como "terceiro-mundismo de Lula". As nações seriam, na verdade, "potências de primeira grandeza do século 21".

Bala chinesa Na Bloomberg, "Bancos estatais da China planejam investir no trem-bala do Brasil".

Representação Sobre o Fórum Econômico em Tianjin, o "China Daily" ressaltou ontem que "Líderes asiáticos cobram maior representação" no FMI -como já vêm fazendo "grandes potências emergentes como China, Brasil, Rússia e Índia" desde setembro de 2009.

Brasil & Índia Em jornais indianos, "Índia e Brasil discutem produção de etanol" e "investimento em agricultura". Delegação chefiada pelo ministro Sharad Pawar se reuniu com o governo brasileiro e visitou a associação de cana, usinas e uma fábrica de carros "flex".

& Reino Unido O "FT" publicou, com eco pelas agências, que "Acordo de defesa do Reino Unido com o Brasil levanta esperanças da BAE", empresa britânica voltada para armamentos. Sublinhando que o Brasil é "um dos mercados de armas de maior crescimento no mundo", o jornal diz que o "acordo bilateral de cooperação em defesa" poderá abrir caminho para "um contrato multibilionário de fragatas e navios de patrulha".
Segundo a própria BAE, "o Brasil tem aspirações muito sérias e tem os recursos para pagar por elas", porém "a concorrência é grande", da França e da Itália.

mashable.com
"E-DEMOCRACY" O blog Mashable postou "Como o Brasil está abrindo uma trilha para a democracia eletrônica", com as experiências participativas em Porto Alegre e Belo Horizonte e de "wiki-legislação" federal, esta a partir de pesquisa em Harvard

filmlinc.com
O MISANTROPO As primeiras críticas do filme "The Social Network", que estreia dia 24 no NY Film Festival, relatam que Mark Zuckeberg, do Facebook, é retratado na obra como um anti-social "no coração da maior rede social"



Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Fazenda promete controle maior na Receita
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Dilma bota botox no pé!
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.