São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

50%-75%

bbc.co.uk
No alto das buscas de Brasil pelo Yahoo News e pelo Google News, com BBC (imagem acima), "Time", "Wall Street Journal", "Financial Times" e agências, "Grande declínio no desmatamento ilegal". É o que diz estudo britânico divulgado ontem.
Na "Time", "a redução foi especialmente dramática em três países, Camarões, a Amazônia brasileira e a Indonésia, onde caiu impressionantes 50%-75%". No "WSJ", "novas normas e a implementação mais dura levaram à queda". Na France Presse, "no Brasil, com mais de um quarto da floresta tropical do planeta, o desmatamento caiu ao longo da última década entre 50% e 75%, principalmente por causa da legislação mais estrita e da execução mais rígida".

 


Por aqui, a BBC Brasil destacou sob o enunciado "Desmatamento ilegal caiu 22% desde 2002". Já o G1, da Globo, destacou um outro levantamento, realizado via satélite, postando na home que o "Desmatamento em maio foi o segundo pior do ano".

AMAZÔNIA & PROGRESSO
O blogueiro de meio ambiente do "New York Times", Andrew Revkin, biógrafo de Chico Mendes, comentou ontem, antes de sair a pesquisa sobre desmatamento, um debate de que participou, com o tema "A Amazônia pode prosperar no século 21?".
Ele defende que sim, "estou convencido de que o sistema de rios e florestas é sólido o bastante para perdurar -e até florescer- se o Brasil desenvolver sua economia", inclusive estradas e hidrelétricas. Justificou com a estabilização da população e a urbanização. Já um militante brasileiro da Conservation International, diz Revkin, "focou as ameaças" de Belo Monte.

RECORDES
Na escalada do "Jornal Nacional" e na manchete do UOL, "Emprego bate recorde no semestre".
Ecoou no exterior via Reuters, "Crescem empregos na economia brasileira pelo sexto mês seguido", e Xinhua, "Brasil cria 1,5 milhão de vagas na primeira metade de 2010".
Por outro lado, logo abaixo da manchete do UOL, "Arrecadação de impostos é recorde", também no primeiro semestre.

Falta engenheiro
O correspondente Andrew Downie postou no "Financial Times", ecoando a coluna Mercado Aberto, que a "Falta de engenheiros dificulta inovação em alta tecnologia" no Brasil. "Na pista de dança, na praia e no campo de futebol, os brasileiros são conhecidos como criativos, mas novo relatório sugere que não são tão criativos quando se trata de negócios", escreve.

Enlouquecendo
A nova edição da revista para executivos de finanças "CFO" ressalta em longa reportagem que o "Brasil está explodindo (e enlouquecendo)". Em suma, "as empresas americanas estão ansiosas para se expandirem no maior mercado da América Latina, mas os diretores financeiros relatam que o país traz desafios singulares", a começar do sistema tributário.

economist.com
BOLSA FAMÍLIA LÁ
Sob o enunciado "Em busca de soft power, Brasil se torna um dos maiores doadores de ajuda, mas está indo longe demais, rápido demais?", a "Economist" destaca o "bem-sucedido" programa Lèt Agogo no Haiti, "baseado no Bolsa Família". Mas cobra atenção a "políticas", não assistencialismo

OBAMA REAGE?
Nas manchetes on-line alternadas dos jornais americanos "NYT", "WSJ" e "Washington Post" e também dos sites Huffington Post e do Drudge Report, ontem, "Congresso aprova reforma financeira de grande alcance" e "Vazamento de petróleo para, com novo tampão, afirma BP".
Mas o site Politico já apostava, prevendo a aprovação da reforma financeira, que pouco deve melhorar a aprovação de Obama. E o conservador Pete Du Pont, no "WSJ", sugeria à secretária de Estado "montar um desafio formidável a Obama", no artigo "Hillary para presidente!".


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br



Texto Anterior: Folha.com
Próximo Texto: José Alencar deixa hospital
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.