São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

STJ afasta integrante do TCE de Mato Grosso

Investigado por pagamentos a fornecedores fantasmas, Humberto Bosaipo vai recorrer

RODRIGO VARGAS
DE CUIABÁ

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou ontem que o conselheiro Humberto Bosaipo (DEM) se afaste por um ano de suas funções no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso.
Bosaipo, que recentemente abdicou a uma pensão obtida por ter passado dez dias no cargo de governador de Mato Grosso, foi denunciado pelo Ministério Público Estadual sob acusação de crimes de formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro supostamente cometidos entre 1998 e 2002.
No período, o atual conselheiro era deputado estadual e ocupou os postos de presidente e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa.
A decisão, que atendeu a um pedido oral formulado pelo subprocurador-geral da República Francisco Dias Teixeira, terá efeito imediato após a notificação ao TCE.
De acordo com as investigações, cheques da Assembleia eram assinados por Bosaipo e pelo deputado José Riva (PP), atual presidente da Casa, para pagar fornecedores fantasmas.
Os cheques eram depois descontados em uma factoring pertencente ao "comendador" João Arcanjo Ribeiro, preso e condenado por envolvimento com o crime organizado no Estado.
A denúncia foi aceita parcialmente pelo STJ -não foi considerado o crime de formação de quadrilha.
Riva e Bosaipo respondem a mais de cem ações cíveis e criminais ligadas ao suposto esquema. Ambos negam envolvimento em ilegalidades.
A defesa de Bosaipo disse ontem que irá recorrer e que a decisão foi "equivocada".
"O afastamento foi determinado em processo que apura supostas irregularidades ocorridas há cerca de dez anos, que em nada se relacionam com o cargo de Conselheiro no Tribunal de Contas", diz a nota. A Folha não conseguiu ouvir José Riva nem João Arcanjo Ribeiro.


Texto Anterior: Vice-presidente do Grupo Abril morre em SP
Próximo Texto: Exército retira celebração de data de início da ditadura
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.