São Paulo, terça-feira, 17 de maio de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Mantega diz que recuo em alimentos alivia inflação

FGV já aponta altas menores nos preços

DO RIO

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, previu ontem que os preços de alimentos terão trajetória "benigna" nos próximos meses, aliviando a pressão sobre a inflação.
Ele afirmou que os preços das commodities já começam a mostrar queda e que o fim da entressafra da cana-de-açúcar, em abril, aliviará os valores dos combustíveis.
"Em 2011, a inflação estará dentro do limite superior da meta do governo, como nos últimos cinco anos", disse.
As declarações foram feitas no Rio, durante o 23º Fórum Nacional, do Instituto Nacional de Altos Estudos.
Divulgado ontem pela Fundação Getulio Vargas, o IGP-10 (Índice Geral de Preços) apontou pequena trégua. O indicador, que captou a variação de preços em 30 dias até 10 de maio, subiu 0,55%, ante 0,56% em abril.
A boa notícia foi a desaceleração dos preços ao produtor: a alta foi de 0,26%, ante 0,49% no mês anterior.
Consultorias e bancos dizem que essa descompressão chegará ao consumidor. Por enquanto, os preços no varejo sobem. O Índice de Preços ao Consumidor teve alta de 0,98%, ante 0,77% em abril.
De todos os grandes grupos de produtos do índice, apenas os alimentos registraram uma pequena desaceleração -de 1,11% para 1,04%.
(CAROLINA MATOS E PEDRO SOARES)


Texto Anterior: Trecho
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.