São Paulo, sexta-feira, 17 de junho de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Faroeste paulista

O divórcio entre Gilberto Kassab e o DEM teve cena de temperatura máxima quando o prefeito paulistano apareceu de surpresa, na tarde de quarta, no gabinete do ex-correligionário Rodrigo Garcia, secretário de Desenvolvimento Social de Geraldo Alckmin (PSDB). "Vocês querem acabar comigo, mas sou eu que vou acabar com vocês", disse Kassab, exaltado.
Ele se referia também a seu ex-secretário Alexandre de Moraes, presidente do DEM municipal e, na visão do prefeito, condutor da estratégia de contestações judiciais que visa impedir o nascituro PSD de conseguir registro a tempo de participar das eleições de 2012.



Eu sei... Enquanto dois prefeitos do interior esperavam na antessala, Kassab cobrou lealdade do ex-aliado, com quem formou "dobrada" em eleições proporcionais e que chegou a integrar seu primeiro escalão. Disse ter munição para atingi-lo.

...o que você fez... Kassab nega ter se alterado. Sustenta que procurou Garcia -como antes procurara Alckmin- para pedir explicações, depois de ter recebido um recado de que ambos pretendiam "fulminá-lo".

...no verão... Alckmin não quis se manifestar. Aos mais próximos Garcia descreve o incidente de anteontem como uma "discussão política" e diz que o governador "foi informado de tudo".

...passado Há quase um mês, Kassab abordou em tom agressivo o deputado Gabriel Chalita, pré-candidato do PMDB à prefeitura. Foi uma rápida conversa a dois, presenciada por terceiros, em intervalo de palestra sobre "bullying" em São Paulo.

Anote aí A votação dos cinco destaques da MP que flexibiliza regras de licitações foi marcada para o dia 28. Se até lá o Planalto não se mexer quanto a emendas e cargos, o caldo ameaça entornar. Os itens pendentes podem desfigurar o texto-base aprovado na Câmara.

Agora é assim De um deputado aliado: "O governo finge que nos atende, e a gente finge que vota".

Eu não O líder Henrique Alves (PMDB-RN) nega ter atuado para evitar a ida de Flávio Dino (PC do B-MA) para o comando da Embratur.

A jato Em menos de duas horas, os deputados peemedebistas Lúcio Vieira Lima (BA), José Priante (PA) e Leonardo Quintão (MG) coletaram, na quarta, mais de 200 assinaturas pró-CPI sobre royalties de petróleo e mineração. O pedido deu entrada ontem e tem apoio até mesmo de deputados do PT.

Acima da lei Em 2006, Lula homenageou José Rainha Jr., preso ontem, minimizando condenações judiciais ao sem-terra: "Deus do céu, por que vou perder a relação de amizade construída há anos com uma família?".

Gongo Praticante de jiu-jítsu, o ministro do STF Luiz Fux ganhou luvas de boxe autografadas pelo lutador de vale-tudo Anderson Silva.

Visitas à Folha Márcio Alaor de Araújo, vice-presidente do Banco BMG, e Ricardo Gelbaum, diretor-executivo, visitaram ontem a Folha. Estavam com Paulo Camargos e Flávio Castro, assessores de imprensa.

Eduardo de Almeida Carneiro, presidente da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), Regina Helena Velloso, vice-presidente, e João Octaviano Machado Neto, superintendente-geral, visitaram ontem a Folha. Estavam acompanhados de Cláudia Santos, assessora de imprensa.


com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio

"Depois dos documentos secretos e da licitação secreta, só falta agora inventarmos no Brasil a democracia secreta."
DO CIENTISTA POLÍTICO RUBENS FIGUEIREDO, sobre as iniciativas do governo para manter trancados indefinidamente papéis históricos e para impedir que venham a público orçamentos de obras da Copa-2014 e da Olimpíada-2016.

contraponto

Assinatura cancelada

Numa tarde recente, o gabinete da liderança do PMDB na Câmara estava apinhado de deputados, jornalistas e visitantes quando uma senhora pediu para falar com o titular do posto, Henrique Eduardo Alves (RN). Seu objetivo era tentar conseguir ajuda para um conhecido que trabalha em Furnas.
Bem-humorado, Alves chamou para a conversa o colega Eduardo Cunha (RJ), cuja influência na estatal elétrica foi eliminada por Dilma. Cunha também ouviu o pedido de ajuda, o que o levou a brincar:
-Eu, hein? Essa mulher não lê jornal?


Próximo Texto: Governo esconde gastos com novas obras da Copa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.