São Paulo, sexta-feira, 17 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lula orienta alianças do PT com PMDB e PR

DE SÃO PAULO

Sob orientação do ex-presidente Lula, o PT quer ampliar seu leque de alianças e transformar PMDB e PR em parceiros preferenciais no Estado de São Paulo.
As duas siglas, que integram a base do governo Dilma Rousseff, estão na mira dos petistas para as eleições municipais de 2012.
O PT paulista enfrenta desgaste na relação com aliados mais tradicionais, como PC do B e PSB.
Em texto distribuído a militantes esta semana, a direção petista fixa como meta "liderar uma ampla política de alianças" para reduzir o número de cidades governadas pelo PSDB.
O objetivo é garantir mais palanques para tentar encerrar a "hegemonia tucana" em 2014, quando o governador Geraldo Alckmin deve concorrer à reeleição.
Os petistas discutirão a estratégia a partir de hoje, em encontro estadual em Sumaré (118 km de São Paulo). Lula é esperado amanhã para discursar.
No texto, o partido avisa que obrigará filiados a apoiar chapas encabeçadas por aliados sempre que isso for "melhor" para a disputa estadual. Isso deve levar o PT a não lançar candidato próprio em municípios importantes, como Santos.
Além da capital, a prioridade é manter as cidades que o partido já governa e recuperar prefeituras simbólicas, como a de Santo André. (BERNARDO MELLO FRANCO e VERA MAGALHÃES)


Texto Anterior: Haddad cogita candidatura e fala em deixar o governo
Próximo Texto: Sem concluir 1ª fase, governo lança Minha Casa, Minha Vida 2
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.