São Paulo, sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

Não resistiu

Na manchete da Folha.com, ao meio-dia, "Novo caso de lobby derruba Erenice Guerra", e do UOL, "Após denúncias, Erenice deixa Casa Civil". À noite, "Paulo Bernardo é cotado para substituir Erenice".
E no "Jornal Nacional": "A ministra-chefe da Casa Civil deixa o governo. Erenice Guerra não resistiu a mais uma denúncia de tráfico de influência. A segunda, em cinco dias. Mas ela nega as acusações".
No Twitter, na consolidação do dia realizada pelo site What the Trend, Erenice foi o primeiro assunto da quarta-feira, no Brasil. No mundo, ela foi o quarto.

ultimosegundo.ig.com.br
"TEM DE PAGAR" O iG entrevistou Lula ontem, antes da demissão, e levou à manchete, sobre Erenice: "Quando a gente está na máquina pública, não tem direito de errar. E, se errar, a gente tem de pagar"

Erenice lá Não ocupou o topo das buscas de Brasil no Google News, que segue priorizando a "guerra silenciosa" no câmbio, mas a demissão foi postada no "New York Times", com Reuters, e no "Wall Street Journal", com Dow Jones, entre outros.

Crise O espanhol "El País", que havia publicado ontem que "Jogo sujo eclipsa o debate político" no Brasil, com destaque no UOL, postou depois, do mesmo correspondente, que "A demissão da número 2 do governo abre crise em plena campanha".

lemonde.fr
A HERANÇA Com o enunciado "Um gigante se impõe", o francês "Le Monde" publicou longo especial sobre o "país continente" Brasil e "a herança de Lula", abrindo com perfil de seis páginas, depois apresentando os principais candidatos e os 25 anos de democracia

monde-diplomatique.fr
"COINCIDÊNCIA?" Com o enunciado "Para onde vai o Brasil...", a revista do "Le Monde Diplomatique" dedica especial ao país, abrindo com a previsão de que, depois de décadas de inexpressividade, será a quinta economia em 2014. "A mudança corresponde à chegada ao poder de Lula"

lesinrocks.com
"GLÓRIA" Com o enunciado "O país onde a esquerda deu certo", a revista pop "Les Inrocks" saúda Lula, que sai "em plena glória", "ergueu seu país ao nível de grande potência internacional" e "é, junto com Mandela, o único sucesso da esquerda nos últimos anos"

//CONCORRÊNCIA

A "Foreign Policy", que primeiro ventilou sobre um cargo internacional para Lula, postou ontem "Michelle Bachelet será a primeira secretária-geral da ONU?". Ela "não estava interessada" em dirigir uma nova agência da ONU, então "por que aceitou?", na terça. Há dois meses, a ex-presidente chilena entrou para a organização Inter-American Dialogue, de Washington.

Otan, não A agência americana UPI despachou a longa reportagem "Brasil se opõe a um papel para a Otan no Atlântico Sul", citando o ministro Nelson Jobim.

Ibsa, sim "Times of India" e outros jornais indianos noticiam que Índia, Brasil e África do Sul iniciaram operações navais conjuntas na costa sul-africana.

//SUL-SUL

Ecoando por Blue Bus e Radar, o publicitário brasileiro Nizan Guanaes deu entrevista em Hong Kong para a CNN, elogiando como "nosso país, sabiamente, desenvolveu uma relação Sul-Sul" com a China, no que é "hoje uma das relações cruciais no mundo". Ele previu "uma década da América Latina" e "um grande século para o Brasil" -e se declarou "muito feliz porque 30 milhões de brasileiros saíram da pobreza".



Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Ministro interino já trabalhou em outros governos
Próximo Texto: Servidora diz ter ganho agrado por quebras
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.