São Paulo, sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

RIO GRANDE DO SUL

Genro alcança 44% e pode levar eleição já no primeiro turno

Candidato do PT abre 20 pontos de frente sobre José Fogaça, do PMDB; Yeda tem 11%

DE SÃO PAULO

O ex-ministro Tarso Genro (PT) mantém crescimento na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul e pela primeira vez desde o início da campanha venceria a eleição no primeiro turno.
Segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 13 e 14, Genro passou de 42% para 44% das intenções de voto, ampliando a vantagem sobre José Fogaça (PMDB), que caiu de 26% para 24%.
Yeda Crusius (PSDB), que concorre à reeleição, também caiu de 13% para 11%.
Brancos e nulos somam 3%, e 14% estão indecisos.
A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Se considerados apenas os votos válidos, Genro teria 54%, Fogaça, 30%, e Yeda, 14% (no cálculo dos votos válidos, a taxa de indecisos, brancos e nulos é distribuída proporcionalmente entre os candidatos, de acordo com os índices de cada um).
A intenção de voto espontânea (quando os nomes dos candidatos não são exibidos aos entrevistados) mostra que 30% dos eleitores citam o ex-ministro da Justiça, enquanto Fogaça é mencionado por 13%, e Yeda, por 8%.
Na simulação de segundo turno entre Genro e Fogaça, o petista teria 53% dos votos, e seu adversário, 35%.
Entre os eleitores gaúchos, Yeda é a mais rejeitada: 44% dos entrevistados afirmam que não votariam nela de jeito nenhum. Genro é rejeitado por 15%, e Fogaça, por 14%.
Nos municípios da região metropolitana de Porto Alegre, Genro passou de 42% para 47% desde a semana passada, enquanto Fogaça manteve 28%.
Se considerada só a capital, onde o petista foi prefeito por duas vezes, a preferência por Genro passou de 38% para 42%, enquanto Fogaça caiu de 31% para 29%.
O Datafolha também mediu o conhecimento sobre o número dos candidatos.
Os eleitores de Genro são os mais bem informados sobre o número que deverão digitar na urna eletrônica: 49% deles acertam a resposta. Entre os eleitores de Fogaça, 73% não sabem qual o número do candidato.


Texto Anterior: São Paulo: Estável, Alckmin venceria no 1º turno
Próximo Texto: Paraná: Osmar Dias diminui vantagem de Beto Richa para 5 pontos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.